Análise numérica de estruturas de concreto sob carregamentos cíclicos empregando mecânica do dano contínuo

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Autor(es): dc.contributorSanches, Rodolfo André Kuche-
Autor(es): dc.contributorCarrazedo, Rogério-
Autor(es): dc.creatorSilva, Cristiane Zuffo da-
Autor(es): dc.creatorTonon, Patrícia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:08:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:08:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14448-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668727-
Descrição: dc.descriptionTechnological advances have led to the development of bolder slenderer structures with larger spans so that it is important to know precisely the materials behavior when requested to both static and dynamic loadings. Maritime structures, airports pavements, towers and bridges among others kinds of structures frequently face cyclic loading and may present fatigue. In this phenomenon, the material deteriorates for each load cycle reducing its stiffness and strength presenting rupture with stresses limits considerably below the static strength. In this context, this works studies and applies a constitutive model for determining concrete structures behavior under tensile stresses due to cyclic loadings. To this end it is employed the Continuum Damage Mechanics based on the theories of Lemaitre and Chaboche (1990) and Papa et al. (1991). The numerical formulation is based on the Finite Element Method, as it is used an iso-parametric triangular finite element with 10 nodes and cubic Lagrange polynomials shape functions, designed to analyze plan stress or plan strain according to the user preference. The computational code is tested by some numerical examples and the results are compared to the literature showing good agreement.-
Descrição: dc.descriptionOs avanços tecnológicos têm levado ao desenvolvimento de estruturas cada vez mais arrojadas, esbeltas e com maiores vãos, de forma que é necessário conhecer com bastante precisão o comportamento dos materiais solicitados tanto a carregamentos estáticos quanto dinâmicos. Estruturas marítimas, pavimentos de aeroportos, torres, pontes, entre outras são submetidas a carregamentos cíclicos que podem causar fadiga. Nesse fenômeno, o material se degrada a cada carregamento, apresentando tanto redução de rigidez como da resistência, rompendo a limites de tensões inferiores aos da resistência estática. Em vista disso, este trabalho consiste no estudo e aplicação de um modelo constitutivo para determinar o comportamento de estruturas de concreto submetidas a tensões de tração decorrentes de carregamentos cíclicos. Para tal, utiliza-se a Mecânica do Dano Contínuo fundamentada nas teorias de Lemaitre e Chaboche (1990) e Papa et al. (1991). A formulação numérica é baseada no Método dos Elementos Finitos, adotando-se um elemento finito triangular isoparamétrico com 10 nós e funções de forma cúbicas do tipo polinômios de Lagrange, capaz de modelar tanto estado plano de tensão como de deformação, de acordo com a preferência do usuário. O programa é testado por meio de exemplos numéricos e os resultados obtidos são comparados com resultados da literatura e mostram-se consistentes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectConcreto-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução de concreto-
Palavras-chave: dc.subjectMecânica do dano contínuo-
Palavras-chave: dc.subjectConcrete-
Palavras-chave: dc.subjectConcrete constructions-
Palavras-chave: dc.subjectContinuum damage mechanics-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Civil-
Título: dc.titleAnálise numérica de estruturas de concreto sob carregamentos cíclicos empregando mecânica do dano contínuo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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