Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Jennifer Caroline de | - |
Autor(es): dc.creator | Raimundo, Daniel Scodeler | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:08:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:08:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26277 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668713 | - |
Descrição: dc.description | The present work reports an initial research on interdisciplinarity, its concepts, its history in Brazil, its presence in didactic books and in science teaching at the secondary level and its features in the USP entrance exams, FUVEST, in the years 2019 and 2020. Interdisciplinarity is a very important tool to reflect and apply the combination of two or more areas of knowledge, especially among the different areas of science, for the construction of meaningful knowledge in order to have a more critical performance of citizens in society and in the world of work. The study of the concept, the brief overviewand the analysis of the interdisciplinary traits reveal how essential this tool is to think about current education. Even though there is resistance to develop a less compartmentalized and traditional education, the traits of interdisciplinarity reveal important steps towards a more interdisciplinary education based on reflections and processes that involve several areas of knowledge for a more solid and more meaningful education for society and for the world of work. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho reporta uma pesquisa inicial sobre a interdisciplinaridade, seus conceitos, seu histórico no Brasil, sua presença nos livros didáticos e no ensino de ciência no nível médio e seus traços nas provas do vestibular da USP, a FUVEST, nos anos de 2019 e 2020. A interdisciplinaridade é uma ferramenta muito importante para se refletir e aplicar a combinação de duas ou mais área do conhecimento, especialmente entre as diversas áreas das ciências, para a construção de conhecimentos significativos de forma a haver uma atuação mais crítica dos cidadãos na sociedade e no mundo do trabalho. O estudo do conceito, do breve panorama e a análise dos traços de interdisciplinaridade revelam o quanto esta ferramenta é primordial para se pensar na educação atual. Mesmo havendo resistências para se desenvolver uma educação menos compartimentada e tradicional, os traços de interdisciplinaridade revelam passos importantes para uma educação mais interdisciplinar baseada em reflexões e processos que envolvam várias áreas do conhecimento para uma educação mais sólida e mais significativa para a sociedade e para o mundo do trabalho | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Interdisciplinaridade nos currículos e nas avaliações educacionais: um estudo a partir da análise de questões vestibulares | - |
Título: dc.title | Interdisciplinarity in curricula and educational assessments: a study based on the analysis of entrance exam questions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: