Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fujii, Rosangela Araujo Xavier | - |
Autor(es): dc.contributor | Schneider, Eduarda Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Natiely Quevedo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Fujii, Rosangela Araujo Xavier | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Cristina da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:07:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:07:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15659 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668049 | - |
Descrição: dc.description | The field classes are titled in various forms and involve a series of activities outside the classroom, not only natural and open, but also social, cultural and dissemination contexts of science and technology, such as museums and astronomical poles. The classes developed in these places require detailed planning of the activities to be developed and organization about bureaucratic issues, such as authorizations and costs for transportation and stay. This paper discusses the theme of field lessons under the vision of science teachers of the public network of the municipality of Santa Helena / Paraná. The study seeks to correlate the positives and negatives highlighted in the questionnaires applied to teachers based on theoretical reference, among others that debate on the theme. The data were constructed through a structured questionnaire and analyzed according to the theoretical and methodological assumptions of Content Analysis. Through the research it was possible to note that teachers have knowledge about the use of field classes and understand their positive implications on the teaching and learning process of Sciences, but they find it difficult to carry them out due to lack of financial resources, time needed to plan the activities and bureaucracy involved to exit students from the classroom and the school environment. In conclusion, despite the fact that the history of education emphasizes the importance of the use of field lessons, there are still resistance and difficulties for its application. | - |
Descrição: dc.description | As aulas de campo são intituladas de várias formas e envolvem uma série de atividades em ambientes externos à sala de aula, não apenas naturais e abertos, mas também, contextos sociais, culturais e de divulgação da Ciência e tecnologia, como os museus e polos astronômicos. As aulas desenvolvidas nesses locais demandam planejamento detalhado das atividades a serem desenvolvidas e organização acerca de questões burocráticas, como autorizações e custos para locomoção e estadia. Este trabalho discute o tema aulas de campo sob a visão de professores de Ciências da rede pública do município de Santa Helena/Paraná. O estudo busca correlacionar os pontos positivos e negativos destacados nos questionários aplicados aos professores embasado em referencial teórico, entre outros que debatem sobre o tema. Os dados foram construídos por meio de um questionário estruturado e analisados seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da análise descritiva. Por meio da pesquisa foi possível notar que os professores têm conhecimento sobre a utilização das aulas de campo e entendem suas implicações positivas sobre o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, porém encontram dificuldades para realizá-las devido à falta de recursos financeiros, tempo necessário para planejamento das atividades e burocracia envolvida para saída dos estudantes da sala de aula e do ambiente escolar. Concluindo assim que apesar do histórico da educação destacar a importância da utilização das aulas de campo ainda existem resistências e dificuldades para sua aplicação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Santa Helena | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Aulas de campo: interesses e obstáculos para professores de ciências do município de Santa Helena/PR | - |
Título: dc.title | Field classes: interests and obstacles for science teachers in the municipality of Santa Helena/PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: