Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dias, Beatriz Cestari | - |
Autor(es): dc.creator | Cargnin, Claudete | - |
Autor(es): dc.creator | Frizzarini, Silvia Teresinha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:02:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:02:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 4999 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666592 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e interpretativo com a aplicação dos questionários em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, concluímos que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Relação: dc.relation | Colóquio Luso-Brasileiro de Educação | - |
Relação: dc.relation | http://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434 | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Disciplina - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Discipline - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students - Training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Reflexões sobre o ensino da matemática | - |
Título: dc.title | Reflections on the teaching of mathematics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: