Reflexões sobre o ensino da matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDias, Beatriz Cestari-
Autor(es): dc.creatorCargnin, Claudete-
Autor(es): dc.creatorFrizzarini, Silvia Teresinha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:02:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:02:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-25-
Data de envio: dc.date.issued4999-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666592-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem como objetivo uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e interpretativo com a aplicação dos questionários em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, concluímos que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado. -
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Relação: dc.relationColóquio Luso-Brasileiro de Educação-
Relação: dc.relationhttp://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Disciplina - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Discipline - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectStudents - Training-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation in education-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleReflexões sobre o ensino da matemática-
Título: dc.titleReflections on the teaching of mathematics-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.