Análise de uso e satisfação subjetiva de sites especializados na capacitação profissional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCandido, Roberto-
Autor(es): dc.contributorMiziara, Alexandre Jorge-
Autor(es): dc.contributorCandido, Roberto-
Autor(es): dc.contributorMiziara, Alexandre Jorge-
Autor(es): dc.creatorQuandt, Karin Regina Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:02:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:02:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19463-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666540-
Descrição: dc.descriptionThis article proposes the use of online capacity training tools for Information Technology professionals, involving the evaluation of Veduca site usability, applying heuristic evaluation and a subjective satisfaction questionnaire, based on Ben Shneiderman questionnaire. The survey was useful to identify and highlight the learning forms used by these professionals and the tools they most rely to acquire knowledge. With the search result, it was possible to establish the Veduca site usability problems and identify most used training tools by these professionals. The Veduca tool has been appraised following the ergonomic criteria proposed by Bastien and Scapin, identifying and highlighting the errors found by the use of these criteria. Finally, as a result of the questionnaire, it was possible to reach conclusions of Veduca’s use and non-use, its usability and also conclusions on the preference for other forms of study, whether online or in-person.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo propõe uma análise de uso de ferramentas de capacitação online pelos profissionais de Tecnologia da Informação, envolvendo a avaliação de usabilidade do site Veduca, aplicando-se avaliação heurística e um questionário de satisfação subjetiva, que foi baseado no questionário de Ben Shneiderman. A pesquisa realizada serviu para identificar e destacar as formas de aprendizado utilizadas por esses profissionais e as ferramentas de que eles mais se valem para adquirir conhecimento. Com o resultado da pesquisa, foi possível apurar os problemas de usabilidade do Veduca e identificar as ferramentas de capacitação de maior uso por esses profissionais. A ferramenta Veduca foi avaliada seguindo os critérios ergonômicos propostos por Bastien e Scapin, identificando e destacando os erros encontrados mediante o emprego desses critérios. Por fim, como resultado da aplicação do questionário, foi possível atingir conclusões de uso e não uso do Veduca, de sua usabilidade e, ainda, conclusões sobre a preferência por outras formas de estudo, sejam elas online ou presenciais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de sistema centrado no usuário-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectUser-centered system design-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO-
Título: dc.titleAnálise de uso e satisfação subjetiva de sites especializados na capacitação profissional-
Título: dc.titleSubjective satisfaction and usage analysis of professional training specialization sites-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.