Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.creator | Avila, Sibelly Khetrin Guedes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:01:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:01:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20524 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666118 | - |
Descrição: dc.description | Em busca de um método mais eficaz de alfabetização alguns países adotaram o Método fônico obtendo sucesso e melhora significativa em seus índices de proficiência. No Brasil, este Método ainda tímido, caminha a passos lentos e poucas escolas o aplicam por ainda não ser de domínio de todos. Amplamente se discutem estratégias e métodos para tirar o país do ranking de um dos últimos colados em programas de avaliações internacionais como PISA (Programme for International Student Assesment – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), porém, nenhuma mudança significativa aconteceu. Em 2009, o município de Foz do Iguaçu implantou o método fonético na alfabetização dos alunos da rede municipal de ensino e obteve excelentes resultados em leitura e escrita com alunos de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Assim também o fez uma escola privada trilíngue, também de Foz do Iguaçu, que após o uso deste método conseguiu com que seus alunos fossem alfabetizados em um espaço de tempo muito menor que outros métodos anteriormente aplicados em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Alfabetização pelo método fônico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: