Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guerra, Jorge Carlos Corrêa | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Denise Miné Gavinha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:58:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:58:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21418 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664785 | - |
Descrição: dc.description | This paper discusses Environmental Education (EE) as part of Public Policy. This is a current concern of Brazilian society as the diffusion of environmental issues is a citizen's right. Education in EE might become one of the most relevant tools for population behavior changing and development of a sustainability culture, where children, as builders of the future, could become the best actors in its implementation. This educational process should consider the importance of environmental knowledge structured in ethical values, social coexistence, fair benefits distribution and potential harm caused to nature. The National Curricular Parameters include EE as an interdisciplinary field to the others, but the everyday school life observation indicates that the necessary time for learning this subject isn’t available. From the literature review, experts on the subject emphasize the need to maintain EE as an interdisciplinary subject, although empirical studies revealed serious obstacles to its implementation, mainly due to school curriculum organization, to lack of teachers training and to political issues. A further documentary research on the EE programs undertaken in the city of São Jose dos Campos and a case study in one of its schools were conducted. To enable feasibility of EE as a discipline in school curriculum the introduction of a pilot project at a school in Sao Jose dos Campos is proposed. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresentou a temática Educação Ambiental (EA) como Política Pública. Tratase de uma preocupação atual da sociedade brasileira, sendo a difusão das questões ambientais um direito do cidadão. Para tanto, a formação em EA pode se tornar uma das mais relevantes ferramentas para a mudança de comportamento da população para desenvolver uma cultura de sustentabilidade, sendo as crianças, como construtoras do futuro, os melhores atores para a aplicação dessa pedagogia. Esse processo educativo deve considerar a importância do saber ambiental estruturado em valores éticos, nas políticas de convívio social e na justa distribuição de benefícios e prejuízos causados a natureza. Os Parâmetros Curriculares Nacionais contemplam a EA como matéria interdisciplinar às demais, porém na observação do cotidiano da vida escolar versifica-se que não há a necessária disponibilidade de tempo para a aprendizagem dessa temática. A partir do levantamento bibliográfico analisou-se que os autores especializados no tema reforçam a necessidade de manter a EA como matéria interdisciplinar, mas pesquisas empíricas revelaram sérios empecilhos para sua implementação, decorrentes principalmente da organização curricular, da falta de preparo dos professores e de questões políticas. Realizou-se ainda uma pesquisa documental acerca dos programas de EA realizados na rede municipal de São José dos Campos e o estudo de caso em uma das escolas da rede. Para viabilizar a EA como disciplina da grade curricular propõe-se a introdução de um projeto piloto em uma escola de São José dos Campos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de base | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Pública Municipal | - |
Título: dc.title | Políticas públicas ambientais: uma proposta para educação de ensino fundamental de São José dos Campos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: