Percepção ambiental dos estudantes da Escola Família Agrícola no município de Seabra-BA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBlanco, Daniel Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorBlanco, Daniel Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.creatorVeimrober Junior, Lucio Aderito dos Anjos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:53:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:53:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22588-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662912-
Descrição: dc.descriptionEnvironmental education should aim social transformation of character that seeks urgent as Sorrentino (2005), overcoming the environmental and social injustices in humanity. The need for environmental awareness in people requires an awareness regarding the care of neighbor and the environment, thus balancing thus the attitudes of the individual in the community operates. Within the Agricultural Family Schools, Environmental Education (EE) provides students with critical knowledge on a more sustainable type of agriculture, the dangers of using pesticides and that these substances cause harm to human health, animals and ecosystems. Additionally, draws attention to the inclusion of a more just economy, solidarity economy related to agroecology. The Agricultural Family Schools have principles as the four elements: the development of the medium; comprehensive education; pedagogy of alternation; and local associations, and these are divided into ends and means, and are used to achieve the objectives, which are local associations and the pedagogy of alternation. The current model of agricultural production have brought several actions degrading the environment and man's field. As a research methodology field research was conducted with questionnaires regarding the theme of environmental awareness in rural areas. This monograph got a diagnosis of environmental perception of the students of the Agricultural Family School in the municipality of Seabra, Bahia state as a means of social transformation in the middle peasant.. The research concluded that there is a need for further exploration on the theme of environmental education in rural areas with students, especially when dealing with the transition from conventional agriculture to more sustainable agriculture, the need to better understand the importance of the environment.-
Descrição: dc.descriptionA educação ambiental deve objetivar uma transformação social de caráter urgente que busque conforme Sorrentino (2005), a superação das injustiças ambientais e sociais na humanidade. A necessidade da conscientização ambiental nos povos requer uma sensibilização no que tange ao cuidado ao próximo e ao meio ambiente, relativizando, desta forma, as atitudes do indivíduo na comunidade inserida. No âmbito das Escolas Famílias Agrícolas, a Educação Ambiental (EA) crítica proporciona aos estudantes conhecimentos sobre um tipo de agricultura mais sustentável, o perigo da utilização de agrotóxicos e o mal que estas substâncias causam à saúde humana, aos animais e aos ecossistemas. Adicionalmente, chama a atenção para a inserção de uma economia mais justa, a economia solidária relacionadas a agroecologia. As Escolas Famílias Agrícolas têm como princípios quatro elementos: o desenvolvimento do meio; a formação integral; pedagogia da alternância; e associativismo local, sendo que estes estão divididos em finalidades e meios, e são utilizados para alcançar os objetivos, que são o associativismo local e a pedagogia da alternância. O atual modelo de produção agrícola têm trazido diversas ações degradantes ao meio ambiente e ao homem do campo. Como metodologia da pesquisa foi realizada pesquisa de campo, com aplicação de questionários no que tange a temática da percepção ambiental no âmbito rural. Esta monografia obteve um diagnóstico da percepção ambiental dos estudantes da Escola Família Agrícola situada no município de Seabra, estado da Bahia como forma de transformação social no meio campesino. A pesquisa concluiu que há a necessidade de uma maior exploração na temática da educação ambiental no âmbito rural com os estudantes, principalmente quando tratamos da transição da agricultura convencional para agriculturas mais sustentáveis, a necessidade de conhecer melhor a importância do meio ambiente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherGestão Ambiental em Municípios-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectConscientização-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectSustainable development-
Palavras-chave: dc.subjectAwareness-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS-
Título: dc.titlePercepção ambiental dos estudantes da Escola Família Agrícola no município de Seabra-BA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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