Análise da gestão de negócios no crossfit em Curitiba/PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaoski, Ana Paula Cabral Bonin-
Autor(es): dc.contributorGarcia Filho, Renato Aurélio Vidal-
Autor(es): dc.contributorMaoski, Ana Paula Cabral Bonin-
Autor(es): dc.contributorAfonso, Gilmar Francisco-
Autor(es): dc.contributorTagliari, Carla Cristina-
Autor(es): dc.creatorGanancio, Maurício Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7880-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662389-
Descrição: dc.descriptionThe fitness market has been growing steadily in recent years, and along with it the emergence of new modalities that are attractive in the eyes of the consumer. Crossfit is the new "sensation of the moment" and is currently the fastest growing modality in the world with more than 13 thousand affiliations. In Brazil the modality arrived in 2009 and quickly won supporters all over the country, there are more than 750 units, 53 of which are located in the state of Paraná and 27 in the city of Curitiba. Since it is a recent modality, there are few studies about a business management profile in Crossfit, so the objective of this work was to analyze the current business management in Crossfit in Curitiba / PR. A quantitative descriptive research was carried out through the application of a questionnaire with 17 box managers accredited for the research. Data analysis was based on descriptive statistics associated with frequency distribution, sing measures of position or central tendency, such as mean, fashion and median, as well as dispersion measures such as the interquartile range and standard deviation. The main findings were that many of the managers are not trained in physical education and also perform other functions in the box. It was verified that a large portion of the boxes do not have any criterion of division of classes which can be a risk factor for the numerous injuries occurred in the modality, being necessary more studies in this area to confirm this fact. The three pillars of "people, financial and marketing" business management are very well worked out by managers and this can be explained because Crossfit is a franchise with a specific training modality, but more studies are needed for further clarification.-
Descrição: dc.descriptionO mercado fitness vem crescendo constantemente nos últimos anos, e juntamente com ele o surgimento de novas modalidades que são atrativas aos olhos do consumidor. O Crossfit é a nova “sensação do momento” e atualmente é a modalidade que mais cresce no mundo com mais de 13 mil afiliações. No Brasil a modalidade chegou em 2009 e rapidamente conquistou adeptos por todo o país, são mais de 750 unidades conveniadas sendo que 53 estão localizadas no estado do Paraná e 27 na cidade de Curitiba. Por ser uma modalidade recente são escassos os estudos sobre um perfil de gestão de negócios no Crossfit, sendo assim o objetivo deste trabalho foi de analisar a atual gestão de negócios no Crossfit em Curitiba/PR. Foi realizada uma pesquisa descritiva quantitativa, através da aplicação de um questionário com 17 gestores de box credenciados para a pesquisa. A análise de dados foi através de estatística descritiva associada à distribuição de frequência, utilizando medidas de posição ou tendência central, como média, moda e mediana, além de medidas de dispersão como o intervalo interquartil e desvio padrão. As principais constatações foram que muitos dos gestores não são formados em educação física e atuando também em outras funções no box. Constatou-se que uma grande parcela dos boxes não possuem nenhum critério de divisão de turmas o que pode ser um fator de risco para as inúmeras lesões ocorridas na modalidade, sendo necessário mais estudos nessa área para confirmação de tal fato. Os três pilares da gestão de negócios “de pessoas, financeira e marketing” são muito bem trabalhados pelos gestores e isso pode ser explicado devido ao Crossfit ser uma franquia com modalidade de treinamento especifico, contudo são necessários mais estudos para maiores esclarecimentos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Educação Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAptidão física-
Palavras-chave: dc.subjectNegócios - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical fitness-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial management-
Palavras-chave: dc.subjectSports administration-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education and training-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS-
Título: dc.titleAnálise da gestão de negócios no crossfit em Curitiba/PR-
Título: dc.titleAnalysis of business management at Crossfit in Curitiba/PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.