Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Viera, Graciela Leila Heep | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Sarah Emanuelle Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:50:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:50:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21972 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661874 | - |
Descrição: dc.description | This study assumes that the school is crucial in the process of formation of the citizen, and cannot be away from environmental issues and fundamental objective is to observe how the discussion has taken place within the school environment. It is observed that the school takes on more and more importance, because it must form citizens aware, participatory and supportive. For this it is necessary that the school strengthens the responsibility to Act also in the environmental area, we must make room for teachers to work the true environmental education, one that works with environmental awareness, one that takes the student to reflect on their attitudes. Field lessons, schools, environmental ethics, and other various subjects that go beyond treating about garbage, recycling and pollution (topics approached with more frequency), should be part of school life of the students. However, it was observed that in field research conducted with five public school teachers the city of Conselheiro Mairinck-PR., that they recognize the importance and have awareness about the need to work on the topic related to the environment. The methodology used for the realization of the research was the bibliographical research and fieldwork research was qualitative and descriptive character by applying questionnaires with open questions in order to observe the programmatic practices of teachers of elementary school in relation to attitudes, methodologies, projects and vision on the topic related to the environment. It was noted at the end of the research that the collaborators/teachers have knowledge and awareness on the subject, but are limited by the public education system, believe that it is important to prepare future citizens more aware about the responsibility of preservation and the relationship of man with the natural environment. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo parte do princípio de que a escola é fundamental no processo de formação do cidadão, e não pode estar distante das questões ambientais e tem como objetivo fundamental observar como vem ocorrendo a discussão dentro da escola sobre o tema Meio Ambiente. Observa-se que a instituição escolar assume cada vez mais importância, pois deve formar cidadãos conscientes, participativos e solidários. Para tal feito se faz necessário que a escola potencialize a responsabilidade de atuar também na área ambiental, é preciso dar espaço para que os professores trabalhem a verdadeira educação ambiental, aquela que trabalha com a consciência ambiental, aquela que leve o aluno a refletir sobre suas atitudes. Aulas de campo, escolas sustentáveis, ética ambiental, e outros variados assuntos, que vão além de tratar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição (assuntos abordados com mais frequência), deveriam fazer parte do cotidiano escolar dos alunos. Entretanto, observou-se que na pesquisa de campo realizada com cinco professoras da rede pública municipal da cidade de Conselheiro Mairinck – PR., que as mesmas reconhecem a importância e têm consciência sobre a necessidade de se trabalhar sobre o tema relacionado ao Meio Ambiente. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e na pesquisa de campo a investigação foi de caráter qualitativo e descritivo através da aplicação de questionários com questões abertas para que se observasse as práticas programáticas das professores do ensino fundamental em relação às atitudes, metodologias, projetos e visão sobre o tema relacionado ao Meio Ambiente. Constatou-se ao final da pesquisa que as colaboradoras/professoras têm conhecimento e consciência sobre o tema, mas são limitadas pelo sistema de ensino público, acreditam que é importante preparar os futuros cidadãos mais conscientes sobre a responsabilidade da preservação e da relação do homem com o ambiente natural. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação da natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nature conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | A participação da escola de ensino fundamental na educação ambiental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: