Estudo do comportamento dinâmico de dois modelos de kart

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Autor(es): dc.contributorRossetto, Diego Rizzotto-
Autor(es): dc.contributorTrentin, Robson Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Fabio Rodrigo Mandello-
Autor(es): dc.contributorRosseto, Diego Rizzotto-
Autor(es): dc.creatorCossa, Jovani Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:49:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:49:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15223-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661346-
Descrição: dc.descriptionThis work consists of a dynamic study of two kart models normally destined to competitions, followed by a comparative analysis between the dynamic behaviors of the models. The methodology used was for data collection in the field. One modeling of each chassis was designed in a CAD environment. Parameters of the vehicle dynamics were calculated allowing to find the approximate loadings of the loads acting on the vehicles. Structural simulations gave responses of tensions and deformations that, together with the calculations of vehicular dynamics, completed the database necessary to confront the two go-karts. The analyzes conclude that the torsional stiffness of chassis 2 is 21.5% larger than that of chassis 1, showing a similar voltage distribution to the rear of the two chassis and changing as it approaches the front.-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho consiste em um estudo dinâmico de dois modelos de kart normalmente destinados a competições, seguido de uma análise comparativa entre os comportamentos dinâmicos dos modelos. A metodologia empregada rumou para coleta de dados em campo. Uma modelagem de cada chassi foi concebida em ambiente CAD. Parâmetros da dinâmica veicular foram calculados permitindo encontrar os carregamentos aproximados das cargas atuantes nos veículos. Simulações estruturais deram respostas de tensões e deformações que, junto com os cálculos de dinâmica veicular completaram a base de dados necessária para confrontar os dois karts. As análises concluem que a rigidez torcional do chassi 2 é 21,5% maior que a do chassi 1, mostrando uma distribuição de tensões similar para a traseira dos dois chassis e alterando à medida que se aproxima da dianteira.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectKarts-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóveis - Dinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise numérica-
Palavras-chave: dc.subjectKarts (Midget cars)-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobiles - Dynamics-
Palavras-chave: dc.subjectNumerical analysis-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::ANALISE DE TENSOES-
Título: dc.titleEstudo do comportamento dinâmico de dois modelos de kart-
Título: dc.titleStudy of the dynamic behavior of two kart models-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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