Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bernardon, Dayse Grassi | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Valdirene Aparecida Avancini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:46:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:46:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20744 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660069 | - |
Descrição: dc.description | This work was developed with the objective to educate government agencies about the need for training (course pounds) to better server deaf people because they are people who have the same rights and duties as citizens, people capable of creating favorable cotidions for social growth regardless of deafness. These are people who over time has been fighting for their rights and respect in society, to have a complex communication, being differentiated from the others, because off the barrier betwem the listener and the deaf person. By not understand and comprehend they communication was the reason for performing this research to know how these individuals are being served by public agencies therefore, we elaborated research literature review and field, trough interviews to check as was the attendance by the public agencies. During the survey it was observed that these bodies are not prepared to meet this type of clientele and there is much to do to feel included in society there are still many barriers to be broken. But for that to happen, we wave to be aware that these people exist and should be aware that these people exit and should the respected. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo buscar a conscientização dos órgãos públicos quanto à necessidade de capacitação (curso de Libras) para melhor atender as pessoas surdas, pois são pessoas que têm os mesmos direitos e deveres de cidadãos, pessoas capazes de criar condições favoráveis para o crescimento social, independente da surdez. São pessoas que ao longo do tempo vem lutando pelos seus direitos e respeito diante da sociedade, por terem uma comunicação complexa, sendo diferenciada das demais, devido a essa barreira entre o ouvinte e a pessoa surda. Por não entender e compreender sua comunicação foi o motivo de realizar esta pesquisa para saber como esses indivíduos estão sendo atendidos pelos órgãos públicos. Para tanto, elaborou-se pesquisa de revisão bibliográfica e de campo, através de entrevistas para verificar ‘in loco’ como era o atendimento pelos órgãos públicos. Durante a pesquisa observou-se que estes órgãos não estão preparados para atender este tipo de clientela e que há muito que fazer para se sentirem inclusos na sociedade, existindo ainda muitas barreiras a serem quebradas. Mas para que isso aconteça, temos que ter consciência que essas pessoas devem ser respeitadas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua brasileira de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbios da audição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian sign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hearing disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | Atendimento aos surdos pelos órgãos públicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: