Responsabilidade social em uma empresa fabricante de eletrodomésticos: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArdions, Isabel-
Autor(es): dc.contributorCanopf, Liliane-
Autor(es): dc.contributorArdions, Isabel-
Autor(es): dc.contributorCanopf, Liliane-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Sónia-
Autor(es): dc.contributorMesquita, Anabela-
Autor(es): dc.creatorLopes, Emily Chitto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:45:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:45:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13925-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660014-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho é resultado de um convênio de dupla diplomação com a INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO-
Descrição: dc.descriptionThis assignment presents an analysis about the Social Responsibility (SR) of a company that produces home appliances («Company X»), from the southeast of Paraná, Brazil. It is known that the SR has been more and more present in the organizations, since the ones that want to increase their participation or even maintain their marketshare are pressed by the sustainable patterns determined by legislations and the demands of the consumer goods – which is more aware to this aspects. Therefore, the present research has as general objective to understand the actions of RS of the «Company X» that carries out several social projects and to verify the motivations that lead the managers to develop projects related to RS. To achieve these goals, we used semi-structured interviews, questionnaires and documents. Analysis were performed through content analysis, and data triangulation to make research more robust. The research had a qualitative approach, with a descriptive case study, where the reality of «Company X» was observed and we tried to answer the following research question: What motivates managers to invest in SR actions? And, the main motivations found, in this specific case, were: to generate human development and meet the expectations of the society, encouraging social balance; it was also possible to verify, that the SR actions started because the founder of the company always appreciated to help the society, allowing to conclude that the «Company X» is in a process of transition from philanthropy to Social Responsibility.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma análise acerca da Responsabilidade Social (RS) de uma empresa fabricante de eletrodomésticos («Empresa X»), do sudoeste do Paraná, Brasil. Sabe-se que a RS tem estado cada vez mais presente nas organizações visto que as que almejam aumentar sua participação ou mesmo manter-se no mercado, são pressionadas pelos padrões sustentáveis determinados em legislações e exigências do mercado consumidor - que está mais atento a esses aspectos. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo geral compreender as ações de RS da «Empresa X», realizadora de vários projetos sociais, e verificar as motivações que levam os gestores a desenvolverem projetos relacionados a RS. Para o alcance deste objetivo, recorreu-se a entrevistas com pautas semiestruturadas, questionários e documentos, onde as análises se deram por meio da análise de conteúdo, e triangulação de dados a fim de tornar a pesquisa mais robusta. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com método de estudo de caso descritivo, onde se observou a realidade da «Empresa X», e buscou-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: O que motiva os gestores a investirem em ações de RS? E, as principais motivações encontradas, neste caso em específico, foram: gerar o desenvolvimento humano, e atender as expectativas da sociedade, incentivando o equilíbrio social; pôde-se verificar, cumulativamente, que as ações de RS tiveram início porque o fundador da empresa sempre teve apreço por ajudar a sociedade, podendo-se concluir que a «Empresa X» está num processo de transição da filantropia para a Responsabilidade Social.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Administração-
Publicador: dc.publisherAdministração-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social da empresa-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência social-
Palavras-chave: dc.subjectBem-estar social-
Palavras-chave: dc.subjectSocial responsibility of business-
Palavras-chave: dc.subjectEthics-
Palavras-chave: dc.subjectCharities-
Palavras-chave: dc.subjectPublic welfare-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO-
Título: dc.titleResponsabilidade social em uma empresa fabricante de eletrodomésticos: um estudo de caso-
Título: dc.titleSocial responsibility in an appliance manufacturer company: an study case-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.