Influência da grafita na formação de metal dobrado em cilindros de motores de combustão interna de ferro fundido cinzento e vermicular

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPintaúde, Giuseppe-
Autor(es): dc.contributorVale, João Luiz do-
Autor(es): dc.contributorPintaúde, Giuseppe-
Autor(es): dc.contributorVale, João Luiz do-
Autor(es): dc.contributorSilva, Carlos Henrique da-
Autor(es): dc.contributorMikos, Walter Luís-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gustavo Takehara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:41:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:41:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10243-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658538-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to discuss the influence of graphite on formation of folded metal in the honing grooves of cylinder blocks of grey cast iron and compacted graphite iron, using image overlay technique, in order to assess the existence the relationship between folded metal and the presence, form and graphite distribution. Two regions of each cylinder were analyzed, in opposite quadrants that represent different wall thickness. Measurements of 3D topography were made by white light interferometry, in order to obtain topographic and 3D roughness parameters data, in addition to the metallographic preparations for identification of graphite. The quantification of folded metal was made with computational routine developed throughout this work. In terms of assessing of 3D roughness parameters, there are no significant differences between different cylinder thicknesses, or in regarding the use of two kinds of material. The tests showed the existence of different percentages of folded metal in relation to material and thickness variation. The morphology and the distribution of the graphite also showed significant differences when there was variation to the cylinder thickness, in addition to the obvious differences between the materials. The study showed that utilizing analyses of linear regressions and using the obtained data of image overlay, it is possible to verify that the graphite, although to manifest in different ways in relation to thickness and material variation as well as folded metal, it presents low correlation with the formation of folded metal, so we can see that other factors are most influential for occurrence to the folded metal.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho discute a influência da grafita na formação de metal dobrado nos sulcos de brunimento de cilindros de motores de combustão interna de ferro fundido cinzento e vermicular, utilizando-se de técnicas de sobreposição de imagem de modo a se avaliar a existência da relação entre o metal dobrado e a presença, forma e distribuição da grafita. Foram analisadas duas regiões de cada cilindro, em quadrantes oposto, que apresentam diferentes espessuras de parede. Medições de topografia 3D via interferometria de luz branca, visando a obtenção dos dados topográficos e de parâmetros de rugosidade 3D, foram realizadas, além de preparações metalográficas para identificação das grafitas. A quantificação de metal dobrado foi realizado com a rotina computacional desenvolvida ao longo deste trabalho. Em termos da avaliação dos parâmetro de rugosidade 3D não há diferenças relevantes entre as diferentes espessuras dos cilindros e nem em relação ao uso dos dois tipos de materiais. Mostrou-se a existência de diferentes percentuais de metal dobrado tanto em relação aos materiais quanto a variação de espessura. A morfologia e distribuição da grafita também apresentaram diferenças significativas ao se variar a espessura do cilindro, além da evidente diferenças entre os materiais. Utilizando análises de regressões lineares e usando-se os dados obtidos da sobreposição de imagens, obteve-se que a grafita, apesar de se manifestar de forma diferentes em relação a variação de espessura e de material assim como o metal dobrado, apresenta baixa correlação com a formação de metal dobrado, indicando que outros fatores são mais influentes para a ocorrência do metal dobrado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMetais - Defeitos-
Palavras-chave: dc.subjectCilindros - Projetos e construção-
Palavras-chave: dc.subjectGrafita-
Palavras-chave: dc.subjectMetals - Defects-
Palavras-chave: dc.subjectCylinders - Design and construction-
Palavras-chave: dc.subjectGraphite-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO-
Título: dc.titleInfluência da grafita na formação de metal dobrado em cilindros de motores de combustão interna de ferro fundido cinzento e vermicular-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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