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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Barcik, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves Filho, Francisco Molinari | - |
Autor(es): dc.creator | Garbelini, Luigi Marani | - |
Autor(es): dc.creator | Izycki, Luis Guilherme | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:41:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:41:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10005 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658515 | - |
Descrição: dc.description | The present study aims to reduce electricity costs for public education institutions, presenting a case study for the headquarters of the Federal Technological University of Paraná, located in the center of Curitiba. The current pricing policy of the National Electric Energy Agency (ANEEL) and the fragility of the National Interconnected System (SIN) are the main problems faced by consumers. Aiming to achieve a reduction in energy costs during peak hours, it is proposed a system of own generation, which proves to be more economical than the current supply system through dealership solution. To prove that, technical and economic feasibility studies for the deployment of a Motor-generator group powered by diesel, which is a low cost fuel widely used in Brazilian territory and is the target of research to enhance quality and reduce environmental impact caused by their emissions. In order to provide real results this monograph presents costs raised directly with suppliers specialized in materials, services, and equipment necessary for the Motor-Generator installation. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho monográfico visa à redução de custos com energia elétrica para instituições de ensino público, abordando um estudo de caso para a Sede da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, localizada no centro de Curitiba. A atual política de tarifas da Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a fragilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) são os principais problemas enfrentados pelos consumidores. Com o objetivo de alcançar uma redução de custos com energia durante o horário de ponta, é proposto um sistema de geração próprio, sendo que este se mostra uma solução mais econômica que o atual sistema de fornecimento através concessionária. Para comprovação são apresentados estudos de viabilidade técnica e econômica relativos à implantação de um grupo Moto-Gerador movido a óleo diesel, que é um combustível de baixo custo largamente utilizado no solo brasileiro e é alvo de pesquisas para aprimorar sua qualidade e diminuir o impacto ambiental causado por suas emissões. Com intuito de apresentar resultados reais esta monografia apresenta custos levantados diretamente com fornecedores especializados em serviços, equipamentos e materiais necessários para instalação do Grupo Moto-Gerador. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Eletrotécnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia - Consumo - Controle de custo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia elétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diesel - Conservação de energia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy consumption - Cost control | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric power | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diesel fuels - Energy conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Elétrica | - |
Título: dc.title | Estudo de caso para implantação de grupo moto-gerador na Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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