O processo formativo de professores imigrantes e digitais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLiao, Tarliz-
Autor(es): dc.contributorLiao, Tarliz-
Autor(es): dc.contributorMesser, Andréa Thees-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Marcia de Medeiros-
Autor(es): dc.creatorHutner, Mary Lane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:40:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:40:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19634-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657970-
Descrição: dc.descriptionThis work presents the importance of the digital immigrant teachers’ training process for the use of digital information and communication technologies in the school environment, based on the analysis of data taken from the research conducted by the brazilian internet steering committee in 2017. The text presents the importance of the training of digital immigrant teachers in order to improve pedagogical practices that allow digital natives students to become interested in and become involved in the appropriation of knowledge, to realize its importance for understanding the world, and making use of it in a social, political and cultural way, with a view to a dignified and participative life in society. It is necessary to create conditions for the development of actions that make the present teachers protagonists of the teaching and learning process, from the insertion of the technologies in the school environment, considering pedagogical and formative intentionality and the new ways of learning of the current generation.-
Descrição: dc.descriptionA partir da análise de dados extraídos da pesquisa do Comitê Gestor da Internet do Brasil realizada em 2017, este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC evidencia a importância do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo formativo dos professores imigrantes digitais no ambiente escolar. O texto demonstra a importância da formação dos professores imigrantes digitais no sentido de melhorar as práticas pedagógicas que permitam aos alunos Nativos Digitais interessarem-se e envolverem-se na apropriação do conhecimento, percebendo seu valor para a compreensão do mundo, bem como fazerem uso social, político e cultural do saber, com vistas a uma vida digna e participativa na sociedade. O trabalho traz ainda uma reflexão sobre onde é necessário criar condições para o desenvolvimento de ações que tornem os atuais professores protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, a partir da inserção das tecnologias no ambiente escolar, considerando a intencionalidade pedagógica e formativa e as novas formas de aprender da atual geração.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectInformation and Communication Technology-
Palavras-chave: dc.subjectComputer literacy-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO processo formativo de professores imigrantes e digitais-
Título: dc.titleThe formative process of digital immigrant teachers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.