Práticas educativas adotadas por professores de química de escolas públicas no Oeste do estado do Paraná com o intuito de motivarem a aprendizagem de seus alunos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorPires, Emerson Luis-
Autor(es): dc.creatorSantos, Elisabete dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:40:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:40:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20631-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657914-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the educational practices used by chemistry teachers with the objective of motivating the learning of their students in public schools in the West of Paraná. Therefore, it was necessary initially to define technical terms that still generate doubts in the teaching staff as methodology, strategies, teaching techniques and didactic resources. Collaborating was the focus of this work, thus, some suggestions of educational practices that can be applied in the teaching of chemistry by the students were presented, aiming to adjust it to the reality of the students of the 21st century, being indispensable the immediate dedication of the teacher in this process. Observing the results of the research, the expository class predominates over other forms of work, however there were inconsistencies in the responses of the research participants, since the didactic resources were cited as methodologies. Learning, citizenship, the Enem and the critical sense are the main objectives of the teachers in the elaboration of the work plan of the teacher, however the entrepreneurship is not taken into account by practically all the teachers. Although the respondents expressed in their answers that the current student profile is different, due in particular to the influence of technology, the teacher’s attitude is still totally focused on the student of the last century, thus hindering the efficiency of teaching and learning. Thus, it is necessary to reassess positions and purposes, embracing a more entrepreneurial education, with the objective of taking the student from the role of mere spectator to that of protagonist in the construction of knowledge. Thus, it is concluded that there are alternatives, such as active methodologies, however, these tools need to be better disseminated and clarified by government institutions that regularize Education.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática as práticas educativas empregadas pelos professores de química com o objetivo de motivarem a aprendizagem de seus alunos em escolas públicas do Oeste do Paraná. Para tanto, houve inicialmente a necessidade de definirmos termos técnicos que ainda geram dúvidas no professorado como metodologia, estratégias, técnicas de ensino e recursos didáticos. Colaborar foi o foco deste trabalho, assim, apresentaram-se algumas sugestões de práticas educativas que podem ser aplicadas no ensino de química pelos discentes visando ajustá-lo a realidade dos alunos do século XXI sendo imprescindível a dedicação imediata do professor nesse processo. Observando os resultados da pesquisa a aula expositiva predomina sobre as outras formas de trabalho, contudo houve incoerências nas respostas dos participantes da pesquisa, pois foram citados como metodologias os recursos didáticos. O aprendizado, a cidadania, o Enem e o senso crítico são os principais objetivos dos docentes ao elaborarem o plano de trabalho docente, no entanto o empreendedorismo não é levado em consideração por praticamente todos os docentes. Embora os entrevistados tenham expressado em suas respostas que o perfil do aluno atual seja diferente, devido em especial pela influência da tecnologia, a postura do professor ainda se encontra totalmente voltada para o aluno do século passado, dificultando desta maneira a eficiência do ensino e da aprendizagem. Assim, necessário é reavaliar posicionamentos e propósitos, abraçando uma educação mais empreendedora, com o objetivo de tirar o aluno do papel de mero expectador para o de protagonista na construção do conhecimento. Deste modo, conclui-se que se encontram alternativas, como por exemplo, as metodologias ativas, todavia tais ferramentas precisam ser melhor divulgadas e esclarecidas pelas instituições governamentais que regularizam a Educação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectEducation – Curricula-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titlePráticas educativas adotadas por professores de química de escolas públicas no Oeste do estado do Paraná com o intuito de motivarem a aprendizagem de seus alunos-
Título: dc.titleEducational practices adopted by chemistry teachers from public schools in the western state of Paraná in order to motivate the learning of their students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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