Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Polese, Edna da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Polese, Edna da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.creator | Scacheti, Cassiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:40:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:40:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18894 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657852 | - |
Descrição: dc.description | O sistema de avaliação do estado de São Paulo (SARESP), o nacional (SAEB), e o sistema internacional (PISA) têm revelado, em sucessivos exames, um desempenho não satisfatório dos alunos brasileiros em todos os níveis, para ler diferentes tipos de textos. Como pode-se observar, apesar dos esforços, a escola não vem cumprindo seu papel de formar leitores competentes, nem tem despertado e cultivado o hábito regular de leitura entre os alunos. Dada a amplitude do problema, esta pesquisa enfoca principalmente o ensino de leitura nos anos finais do Ensino Fundamental e possui o objetivo de investigar a prática docente bem sucedida, de uma escola da rede pública do estado de São Paulo que apresenta índices elevados em avaliações externas,e dessa forma, apontar as razões do seu sucesso e, consequentemente, analisar as metodologias que despertaram, de maneira eficaz, o interesse do jovem pela leitura e, portanto, contribuíram para a formação de leitores competentes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Construção da leitura e formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: