Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Janete Santa Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Maria Inez Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:38:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:38:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20747 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657114 | - |
Descrição: dc.description | This study had as thematic the pedagogical work in perspective Historical-Critical, whose objective was to investigate some procedural difficulties that teachers have in the preparation of planning of lessons according to the five steps of the dialectical method, as well as develop some teaching strategies that has as principles: social practice initial problematization, instrumentation, and practice social catharsis final. This need is justified because of the challenges the school faces are related to methodology innovative content that is related to the purposes of educating social. The methodology for this research was developed in an exploratory way to an action research, qualitative, and literature, where we analyzed the teaching method used by teachers, to enable a more comprehensive picture about what the group had researched the knowledge necessary for the development of the dialectical method. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como temática o trabalho pedagógico na perspectiva Histórico-Crítica, cujo objetivo foi investigar algumas dificuldades de procedimento que os professores possuem na elaboração do planejamento das aulas de acordo com os cinco passos do método dialético, bem como desenvolver algumas estratégias de ensino que têm como princípios: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Esta necessidade justifica-se, pois, um dos desafios que a escola enfrenta, está relacionado à metodologia inovadora com conteúdos que estejam ligados às finalidades sociais do educando. A metodologia utilizada para essa pesquisa se desenvolveu de forma exploratória a uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo e levantamento bibliográfico, onde foi analisado o método didático utilizado pelos professores, de modo a possibilitar uma visão mais abrangente sobre o que o grupo pesquisado possuía de conhecimento necessário, para o desenvolvimento do método dialético. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialectic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | O trabalho pedagógico na perspectiva da pedagogia histórico-crítica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: