A prática da curadoria por booktubers e docentes: a literatura curada na internet e no ambiente escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCatelão, Evandro de Melo-
Autor(es): dc.contributorCatelão, Evandro de Melo-
Autor(es): dc.contributorMachado, Daniela Zimmermann-
Autor(es): dc.contributorMarosti, Márcio Ricardo Dias-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Guilherme Primo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:36:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:36:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20284-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656412-
Descrição: dc.descriptionIn the study presented here, we seek to relate the practice of booktubers and the exercise of curatorship being adopted by teacher of basic education, with respect to literature. For both, by bibliographical research, approach authors as Candido (2011), and Cortella & Dimenstein (2015) to discuss the protection of law to literature by teacher. Another time, two analyses are conducted: the first includes considerations - by documentary analysis — about the composition of the channels at platform Youtube dedicated to literature. In the second, which is guided by research with survey (FONSECA, 2002), we analyzed part of a questionnaire answered by the owners of these channels. Such analyses and research leads us to conclude that there is openness to be debated the question of nomenclature for the subject that interact with your audience by writing or by video and, thus, defend the booktubers as curators of the literature. In this way, the teacher would be seen as curator of the literature and of channels entered on Youtube; and the owners of these as literary curators online.-
Descrição: dc.descriptionNo estudo aqui apresentado, procuramos relacionar a prática dos booktubers e o exercício da curadoria a ser adotado pelo docente de educação básica, no que tange à literatura. Para tanto, pela pesquisa bibliográfica, aproximamos autores como Candido (2011), e Cortella & Dimenstein (2015) para discutirmos a proteção do direito à literatura pelo professor. Em outro momento, duas análises são realizadas: a primeira contempla considerações — pela análise documental — sobre a composição de canais da plataforma Youtube dedicados à literatura. Na segunda, a qual é guiada pela pesquisa com survey (FONSECA, 2002), analisamos parte de um questionário respondido pelos donos desses canais. Tais análises e pesquisa nos levam a concluir que há abertura para que seja debatida a questão da nomenclatura para os sujeitos que interagem com seu público pela escrita ou por vídeos, e, assim, defender os booktubers também enquanto curadores da literatura. Dessa maneira, o professor seria visto como curador literário e dos canais inseridos no Youtube e os donos desses como curadores literários online.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCuradoria-
Palavras-chave: dc.subjectLivros e leitura-
Palavras-chave: dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)-
Palavras-chave: dc.subjectCuratorship-
Palavras-chave: dc.subjectBooks and reading-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL-
Título: dc.titleA prática da curadoria por booktubers e docentes: a literatura curada na internet e no ambiente escolar-
Título: dc.titleThe practice of the curatorship by booktubers and teachers: the literature curated on the internet and on school environment-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.