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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Polese, Edna da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Mandaji, Carolina Fernandes da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Echeverria, Auriane Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:36:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:36:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18893 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656410 | - |
Descrição: dc.description | A partir deste trabalho, pretende-se pensar como o ensino da literatura democratiza e, a partir disso, poder enxergá-la como libertadora e essencial para o conhecimento da cultura de um povo. Para isso, foi feita uma pesquisa quantitativa com professores e alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas no município de Rio Claro(SP) com o objetivo de descobrir qual é o grau de conhecimento dos professores e alunos nesse assunto, e a percepção dos professores quanto à inserção e o ensino da literatura nas grades curriculares do ensino básico.Os principais suportes teóricos para isso são a linha legislativa da Lei nº 10. 639/2003, que promulga a literatura africana como disciplina escolar,além da Sociologia − das ausências e emergências, de Boaventura de Sousa Santos, e principalmente o suporte teórico pedagógico sociointeracionista de Lev Vygotsky, que vê o indivíduo como o resultado de um processo sócio-histórico. Percebeu-se, então, que a literatura Africana existe, assim como há uma lei que regulamenta seu ensino, a qual não é aplicada de fato. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura africana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | African literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Ensino de literatura africana no nível fundamental e médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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