Modelagem matemática de um sistema pneumático de posicionamento

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Autor(es): dc.contributorCruz, Felipe Barreto Campelo-
Autor(es): dc.contributorCruz, Felipe Barreto Campelo-
Autor(es): dc.contributorTusset, Angelo Marcelo-
Autor(es): dc.contributorZammar, Gilberto-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Kevin Mauricio Menon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:36:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:36:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16401-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656402-
Descrição: dc.descriptionPneumatic positioning systems are relatively light, clean and cheap presenting a good relationship between weight and power. These features make this kind of system a good choice of actuating for most applications. It appears, however, that the nonlinearities inherent to these systems are factors that complicate there application, turning them into subject of research for different authors. In this context, it is observed that there is a point less explored then other ones, related to the mathematical modeling of the dynamics of the adopted control valve. Several authors neglect this dynamic behavior by considering it is very high compared to the rest of the systems dynamics. Related to this claim, it is intended, in this paper, to develop a mathematical model representative of a pneumatic positioning system including the dynamic behavior of a proportional directional control valve to establish its real relevance in the global model of the pneumatic positioning system. The theoretical analysis that allows the formulation of the mathematical model is based on the concepts of fluid mechanics and on the laws of conservation of mass and energy.-
Descrição: dc.descriptionOs sistemas pneumáticos de posicionamento são sistemas relativamente leves, limpos, baratos e que possuem uma boa relação entre peso e potência, o que facilita seu emprego nas mais diversas aplicações. Entretanto, as não linearidades inerentes a este tipo de sistema são características que dificultam sua aplicação. Devido a isto, este tipo de sistema tem sido alvo de diversos pesquisadores. Em geral, observa-se na literatura que existe um ponto pouco explorado no que tange à modelagem matemática deste tipo de sistema. Este ponto diz respeito ao comportamento dinâmico da válvula empregada que, na grande maioria dos casos, costuma ser negligenciado sob a alegação de que sua dinâmica é mais elevada que a do restante do sistema. Frente a esta alegação, pretende-se, neste trabalho, desenvolver um modelo matemático representativo de um sistema pneumático de posicionamento que leve em consideração o comportamento dinâmico de uma válvula direcional proporcional reguladora de vazão empregada para seu acionamento, para que se constate a relevância de sua consideração no modelo global representativo do sistema. A análise teórica que permite a formulação do modelo matemático é fundamentada nos conceitos de mecânica dos fluidos e nas leis de conservação de massa e energia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectVálvulas de controle pneumático-
Palavras-chave: dc.subjectModelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectPneumática-
Palavras-chave: dc.subjectPneumatic control valves-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical models-
Palavras-chave: dc.subjectPneumatics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleModelagem matemática de um sistema pneumático de posicionamento-
Título: dc.titleMathematical modeling of a pneumatic positioning system-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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