A função mediadora do material didático no ensino fundamental I numa escola da zona rural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorScherpinski, Neusa Idick-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Márcia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:35:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:35:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21163-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656075-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme to investigate the role of didactic material in the process of the construction of mathematical thinking, in students of the 3rd year of Elementary Education of 9 years, in rural area. The research was developed by participant observation, in a public school located in Paraibuna - SP. Initially the methodology focused on bibliographic research, followed by field research, motivated by the low performance of the students in the discipline. This study required planning and developing pedagogical activities relating theory and practice, promoting and enabling the contact with diversity of materials, which enabled new strategies in the learning process. The results pointed out that the use of didactic material in the construction of mathematical thinking, when understood its function, becomes a valuable support.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática investigar a função do material didático no processo da construção do pensamento matemático, em alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, em zona rural. A pesquisa foi desenvolvida pela observação participante, em escola pública localizada em Paraibuna - SP. Inicialmente a metodologia centrou-se em pesquisa bibliográfica, seguida de pesquisa de campo, motivada pelo baixo rendimento dos alunos na disciplina. Este estudo exigiu planejar e desenvolver atividades pedagógicas relacionando teoria e prática, promovendo e possibilitando o contato com diversidade de materiais, que viabilizassem novas estratégias no processo de aprendizagem. Os resultados apontaram que a utilização do material didático na construção do pensamento matemático, quando compreendido sua função, torna-se um suporte de grande valia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleA função mediadora do material didático no ensino fundamental I numa escola da zona rural-
Título: dc.titleThe mediating function of didactic material in elementary education I in a School in the rural area-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.