Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hellmann, Liliane | - |
Autor(es): dc.creator | Aguayo, Maíza Iridã Bachixta Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:30:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:30:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20822 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654340 | - |
Descrição: dc.description | The educational methods and the difficulties in adjusting a methodology that fits the teaching learning process were always issues that were thought and discussed a lot among educators. The process of alphabetizations needs methods that challenge and motivate the student to reach knowledge. This way, the present research broaches the importance of games and playing in the alphabetization process of students from the first year of primary school. In order to analyze if the way of learning alters itself when the work methods change, this research was done with a group of the first year of primary school from a public school of the city of Foz do Iguaçu, during the first period of the project applying the traditional methodology, with totally expositive classes, Xeroxed activities a activities from the book, and after this period a more ludic methodology, with the insertion of games correlated to the theoretical referential that allowed this research to reach the conclusions of this monograph. The result of this research proved that the ludic must be a part of the school environment and that the child learns much more naturally when the subjects proposed are applied through the use of games and playing, that is because playing is a part of the human beings’ quotidian. And the teacher always needs to search for new ludic means and materials, so that the child becomes more attentive and concentrated during classes, because the ludic methodology is beneficial to learning and dimish the situations of the indiscipline inside the school, because the games are made of rules and principles that mobilizes the child in the construction of his/her limits as a social being. | - |
Descrição: dc.description | Os métodos educacionais e as dificuldades em adequar uma metodologia que dê certo no processo de ensino e aprendizagem, sempre foram questões muito pensadas e discutidas entre educadores. O processo de alfabetização necessita de métodos que desafiem e motivem o aluno para alcançar o conhecimento. Nesse sentido o presente trabalho aborda a importância dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização de alunos do 1º ano do ensino fundamental. A fim de analisar se a forma de aprender se altera quando o método de trabalho é diferenciado aplicou-se em uma turma do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino do município de Foz do Iguaçu, durante um período de tempo uma metodologia tradicional, com aulas totalmente expositivas, atividades xerocadas e atividades do livro e após esse período uma metodologia mais lúdica, com a inserção de jogos e brincadeiras correlacionados ao referencial teórico e que permitiram chegar às conclusões desta monografia. O resultado desse estudo comprovou que o lúdico deve fazer parte dos ambientes escolares e que a criança aprende com muito mais naturalidade quando os conteúdos propostos são aplicados com a utilização de jogos e brincadeiras, isso porque o brincar faz parte do cotidiano do ser humano. O professor precisa sempre buscar meios e materiais lúdicos para que a criança fique mais atenta e concentrada durante as aulas, pois os métodos lúdicos são muito benéficos à aprendizagem e ainda diminuem as situações de indisciplina dentro da escola, por serem compostos de normas e regras o que mobiliza na criança a construção dos seus limites enquanto ser social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Play | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | A importância dos jogos e brincadeiras a alfabetização dos alunos do 1º ano do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: