A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Janete Santa Maria-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Janete Santa Maria-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Janete Santa Maria-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Janete Santa Maria-
Autor(es): dc.creatorFerezin, Jennifer Rafaela Serafim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:30:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:30:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21056-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654326-
Descrição: dc.descriptionA região oeste Paranaense está rodeada de aldeias indígenas, desta forma, entende-se a necessidade de estudar a presença dos alunos indígenas nas escolas regulares da região, nas escolas indígenas e o trabalho pedagógico que está sendo realizado nas mesmas. O objetivo deste estudo está relacionado à avaliação dos alunos indígenas referente à língua materna e o português, o ensino regular, as dificuldades dos professores tanto estruturais como pedagógicas, formação de professores e as características das escolas, em especial o Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo situado na Aldeia Avá– Guarani em São Miguel do Iguaçu. Para a realização deste trabalho utilizou-se de pesquisa de campo, como visita a aldeia Avá - Guarani, estudos referentes aos documentos indígenas, referenciais educacionais específicos para a modalidade de ensino indígena, Projeto Político Pedagógico da escola, entrevistas com a pedagoga, professores da aldeia e o responsável pela modalidade de ensino indígena do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. Sendo assim, um dos maiores resultados desta pesquisa foram os acréscimos aos estudos acadêmicos e um entendimento maior sobre a modalidade de ensino indígena. Outro acréscimo relevante foram os exemplos de aperfeiçoamento do processo de escolarização dos alunos indígenas, com programas deformação superior e específica para a docência nas escolas indígenas valorizando acultura e a língua materna, reafirmando o interesse de todos para uma educação de qualidade. Portanto, o presente trabalho atendeu as expectativas, além de proporcionar um embasamento teórico e prático da modalidade de ensino indígena, da valorização da cultura e do trabalho intercultural e diversificado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCultura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectReservas indígenas-
Palavras-chave: dc.subjectÍndios - Usos e costumes-
Palavras-chave: dc.subjectCulture - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectIndian reservations-
Palavras-chave: dc.subjectIndians - Social life and customs-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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