Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Rosângela | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Rosângela | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Thiago Cavalcante | - |
Autor(es): dc.contributor | Tonon, Lenonardo | - |
Autor(es): dc.creator | Della'Aira, Katia Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:30:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:30:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19548 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654034 | - |
Descrição: dc.description | The present research aims to verify what level of burnout are the teachers, both the public network and the private network, the High School of Basic Education in Curitiba-PR. The research presents descriptive nature, with a quantitative approach. It is characterized by the selection of random samples from a small population, was made by ex-post-facto in order to understand behavior through the analysis of a questionnaire. We used the questionnaire Maslach Burnout Inventory - Educators Survey-Es, which presents 22 issues developed on the basis of the three dimensions of the syndrome of Bournout: emotional exhaustion, depersonalization, and personal accomplishment. The instrument was made available, the 19 teachers participating in the research, via the internet. The results identified a considerable level of emotional exhaustion and depersonalization of most teachers. As the professional achievement, great part of teachers has level of moderate to low. It was concluded that there is a high level of burnout in two participants and, in 14, it can be noted the existence of symptoms of the syndrome of Bournout, which requires the attention of the managers of educational institutions as well as to preventive actions and treatment of the syndrome. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem por objetivo verificar em que nível de esgotamento profissional estão os docentes, tanto da rede pública quanto da rede privada, do Ensino Médio da Educação Básica em Curitiba-PR. A pesquisa apresenta natureza descritiva, com abordagem quantitativa. Caracteriza-se pela seleção de amostras aleatórias de uma pequena população, deu-se por procedimento ex-post-facto a fim de conhecer comportamentos através da análise de questionário. Utilizou-se o questionário Maslach Burnout Inventory - Educators SurveyEs, que apresenta 22 questões desenvolvidas com base nas três dimensões da síndrome de Bournout: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional. O instrumento foi disponibilizado, aos 19 docentes participantes da pesquisa, via internet. Nos resultados identificou-se um nível considerável de exaustão emocional e despersonalização da maior parte dos docentes. Quanto à realização profissional, grande parte dos docentes possui nível de moderado a baixo. Concluiu-se que há um nível alto de esgotamento profissional em dois participantes e, em quatorze, pode-se notar a existência de sintomas da síndrome de Bournout, o que requer a atenção dos gestores das instituições de ensino quanto às ações preventivas e de tratamento da síndrome. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Gestão Empresarial | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Burnout (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stress (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Burn out (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stress (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO | - |
Título: dc.title | Nível de esgotamento profissional de docentes do ensino médio da educação básica de Curitiba-PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: