Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Marinês Ribeiro dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9925-9949 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2575114413225868 | - |
Autor(es): dc.contributor | Guizzo, Bianca Salazar | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1080-2210 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5359830630792253 | - |
Autor(es): dc.contributor | Kasper, Katia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3546-262X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5269068974290380 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cesar, Maria Rita de Assis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5843-2899 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8083956814758899 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Marinês Ribeiro dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9925-9949 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2575114413225868 | - |
Autor(es): dc.contributor | Correa, Ronaldo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9925-9949 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3869130149433615 | - |
Autor(es): dc.creator | Smyl, Elaine Beatriz de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:29:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:29:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23653 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653695 | - |
Descrição: dc.description | The term sexting is a blend of two English words, sex and texting. Sexting is the sociocultural practice of sharing, receiving, and exchanging written messages, emojis, photos, and videos of an erotic/sensual/sexual nature, primarily through the cell phone. This paper will discuss sexting as a gendered technology that acts to produce subjectivities, contributing to the creation and expression of masculinities and femininities among adolescents at a public school in Curitiba, Brazil. The data include narratives collected from a group of students between 15 and 18 years of age. As the environment of this study, the school often serves as the location where the materials related to sexting are produced, passed on, viewed, and commented on. The extreme consequences of this practice are also perceived within the school, particularly in terms of non-consensual sharing of material, which leads to cases of bullying, violence, and other aggressions. The students’ narratives indicate that sexting intersects with gender signs, sexuality, body type and age group that can reinforce hegemonic norms. However, this practice also makes it possible to produce new representations that challenge the markers of conventional masculinities and femininities. | - |
Descrição: dc.description | O termo sexting corresponde à união de duas palavras inglesas, sex (sexo) e texting (envio de mensagens). O sexting consiste em uma prática sociocultural de compartilhamento, recebimento e troca de mensagens escritas, de emojis, de fotos e de vídeos de caráter erótico/sensual/sexual, por meio, especialmente, do telefone celular. Este trabalho pretende discutir o sexting como uma tecnologia de gênero que atua na produção de subjetividades, contribuindo na constituição de masculinidades e feminilidades entre adolescentes de uma escola pública de Curitiba. Os dados analisados foram construídos a partir da narrativa de um grupo de estudantes entre 15 e 18 anos. A escola é o ambiente desta pesquisa, servindo, por muitas vezes, como local em que os materiais referentes ao sexting são produzidos, repassados, visualizados e comentados. As consequências extremas dessa prática também são percebidas na escola, principalmente em relação aos compartilhamentos não consentidos, que ocasionam casos de bullying, violência, xingamentos, entre outros. As narrativas dos/das estudantes indicam que o sexting é atravessado por marcadores de gênero, sexualidade, corpo e geração que podem reforçar as normas hegemônicas. Contudo, essa prática também possibilita a produção de novas representações que contestam as marcações de masculinidades e feminilidades convencionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes - Comportamento sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Masculinidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying in schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teenagers - Sexual behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Femininity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Masculinity | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Manda nudes, bebê: relações de gênero e sexualidades na prática do sexting entre adolescentes no ambiente escolar | - |
Título: dc.title | Sends nudes, baby: gender relations and sexualities in the practice of sex among adolescents in the school environment | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: