EMPREGO DO TEMA CORROSÃO METÁLICA NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Karina Dias-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Célia Regina Sousa da-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Angela Sanches-
Autor(es): dc.contributor.authorAgostinho, Silvia Maria Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-17T12:57:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-17T12:57:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-
identificador: dc.identifier.otherUFRJ_PRODUTO-DISSERTACAO-KARINA-DIAS-PROFQUI-2018pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649675-
Resumo: dc.description.abstracto produto apresentado é um portfólio científico que inclui três etapas sobre o tema corrosão metálica para abordar o conteúdo eletroquímica no ensino médio. As etapas são apresentadas individualmente, incluindo descrição das atividades e planos de aula, dependendo do caso. A primeira etapa é uma vivência desenvolvida a partir do tema corrosão metálica para apresentação em uma feira de ciências, aplicada na escola, que inclui atividades como pesquisa, realização de experimentos e exposição de cartazes. A segunda diz respeito à proposta de uma Sequência Didática (SD) com enfoque em metodologias ativas de ensino e na sala de aula invertida, cujo tema central é a corrosão metálica. Essa SD tornou-se uma proposta pois sua aplicação foi inviabilizada devido à suspensão das atividades presenciais causadas pela pandemia de COVID-19, o que causou o fechamento das redes de ensino (escolas e universidades). Durante a elaboração da SD, bem como no processo de escrita da dissertação como um todo, foram encontrados obstáculos/dificuldades referentes ao conteúdo de eletroquímica. A terceira etapa deste portfólio refere-se ao aprofundamento do estudo sobre os fundamentos da eletroquímica básica. Neste, são abordados tópicos fundamentais para a compreensão do assunto, demonstrando as concepções iniciais sobre o tema e a evolução da apropriação e ressignificações do conhecimento. É importante ressaltar que a elaboração deste material também possui o intuito de auxiliar professores da educação básica, como ferramenta para sua prática pedagógica, não só em sala de aula, mas como fonte conhecimento para o ensino de eletroquímica. As etapas elaboradas para a realização em sala de aula tiveram como enfoque tornar o aluno protagonista no processo de aprendizagem, fornecendo ferramentas para o desenvolvimento de metodologias ativas e o uso da experimentação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,57 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectcorrosãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Título: dc.titleEMPREGO DO TEMA CORROSÃO METÁLICA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado em Química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons