Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Karina Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Célia Regina Sousa da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Angela Sanches | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Agostinho, Silvia Maria Leite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-17T12:57:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-17T12:57:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFRJ_PRODUTO-DISSERTACAO-KARINA-DIAS-PROFQUI-2018 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649675 | - |
Resumo: dc.description.abstract | o produto apresentado é um portfólio científico que inclui três etapas sobre o tema corrosão metálica para abordar o conteúdo eletroquímica no ensino médio. As etapas são apresentadas individualmente, incluindo descrição das atividades e planos de aula, dependendo do caso. A primeira etapa é uma vivência desenvolvida a partir do tema corrosão metálica para apresentação em uma feira de ciências, aplicada na escola, que inclui atividades como pesquisa, realização de experimentos e exposição de cartazes. A segunda diz respeito à proposta de uma Sequência Didática (SD) com enfoque em metodologias ativas de ensino e na sala de aula invertida, cujo tema central é a corrosão metálica. Essa SD tornou-se uma proposta pois sua aplicação foi inviabilizada devido à suspensão das atividades presenciais causadas pela pandemia de COVID-19, o que causou o fechamento das redes de ensino (escolas e universidades). Durante a elaboração da SD, bem como no processo de escrita da dissertação como um todo, foram encontrados obstáculos/dificuldades referentes ao conteúdo de eletroquímica. A terceira etapa deste portfólio refere-se ao aprofundamento do estudo sobre os fundamentos da eletroquímica básica. Neste, são abordados tópicos fundamentais para a compreensão do assunto, demonstrando as concepções iniciais sobre o tema e a evolução da apropriação e ressignificações do conhecimento. É importante ressaltar que a elaboração deste material também possui o intuito de auxiliar professores da educação básica, como ferramenta para sua prática pedagógica, não só em sala de aula, mas como fonte conhecimento para o ensino de eletroquímica. As etapas elaboradas para a realização em sala de aula tiveram como enfoque tornar o aluno protagonista no processo de aprendizagem, fornecendo ferramentas para o desenvolvimento de metodologias ativas e o uso da experimentação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,57 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | corrosão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | EMPREGO DO TEMA CORROSÃO METÁLICA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFRJ_PRODUTO-DISSERTACAO-KARINA-DIAS-PROFQUI-2018.pdf | Porduto Educacional do PROFQUI | 1,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/649675/2/UFRJ_PRODUTO-DISSERTACAO-KARINA-DIAS-PROFQUI-2018.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons