PODE UMA CONTADORA DE HISTÓRIAS SER PROFESSORA DE FILOSOFIA?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do ABCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, ADRIANA GONCALVES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-13T15:51:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-13T15:51:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherUFABC-AdrianaFreitas-Turma-2019-2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644836-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação é um estudo sobre a centralidade do texto em aulas de filosofia para o Ensino Médio. Ela está redigida em estilo ensaístico, pois, em grande parte, apresenta-se como um relato de experiência do cotidiano em sala de aula e tem como objetivos teorizar uma prática que culmina em uma metodologia didático-pedagógicafilosófica de aula. Ao mesmo tempo, anseia por responder algumas questões fundamentais: Qual a visão de filosofia da professora de filosofia que desenvolve essa narrativa? Como essa visão transparece de forma coerente nas aulas que ministra? Uma contadora de história pode, de fato, ser professora de filosofia? Ao se perguntar sobre tudo isso vai também apresentando seu lugar filosófico como desnaturalização do olhar, perda do chão e possibilidade de reconstrução de sub-versões de mundo. Ao debruçar-se sobre a invenção de um método, apoia-se muito de Paulo Freire, de escuta e leitura de textos. Escuta manifesta em contação de histórias e leitura de texto clássicos da tradição filosófica. Apresenta também uma sugestão de material didático que visa englobar tudo isso e tece uma análise crítica desse mesmo material. Termina apresentando pontos de reflexão despertados pela própria pesquisa em sua incompletude de ser no mundo.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectdesnaturalizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectleiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttextopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcontação de históriaspt_BR
Título: dc.titlePODE UMA CONTADORA DE HISTÓRIAS SER PROFESSORA DE FILOSOFIA?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons