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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do ABC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, ADRIANA GONCALVES DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-13T15:51:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-13T15:51:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFABC-AdrianaFreitas-Turma-2019-2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644836 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação é um estudo sobre a centralidade do texto em aulas de filosofia para o Ensino Médio. Ela está redigida em estilo ensaístico, pois, em grande parte, apresenta-se como um relato de experiência do cotidiano em sala de aula e tem como objetivos teorizar uma prática que culmina em uma metodologia didático-pedagógicafilosófica de aula. Ao mesmo tempo, anseia por responder algumas questões fundamentais: Qual a visão de filosofia da professora de filosofia que desenvolve essa narrativa? Como essa visão transparece de forma coerente nas aulas que ministra? Uma contadora de história pode, de fato, ser professora de filosofia? Ao se perguntar sobre tudo isso vai também apresentando seu lugar filosófico como desnaturalização do olhar, perda do chão e possibilidade de reconstrução de sub-versões de mundo. Ao debruçar-se sobre a invenção de um método, apoia-se muito de Paulo Freire, de escuta e leitura de textos. Escuta manifesta em contação de histórias e leitura de texto clássicos da tradição filosófica. Apresenta também uma sugestão de material didático que visa englobar tudo isso e tece uma análise crítica desse mesmo material. Termina apresentando pontos de reflexão despertados pela própria pesquisa em sua incompletude de ser no mundo. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | desnaturalização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | texto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | contação de histórias | pt_BR |
Título: dc.title | PODE UMA CONTADORA DE HISTÓRIAS SER PROFESSORA DE FILOSOFIA? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFABC-AdrianaFreitas-Turma-2019-2021.pdf | 852.21 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644836/2/UFABC-AdrianaFreitas-Turma-2019-2021.pdfDownload |
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