Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Montes Claros | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA FILHO, ISMAEL DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-13T12:53:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-13T12:53:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIMONTES-IsmaelFilho-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644829 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho refere-se à pesquisa realizadasobrre o ensino de Filosofia na formação do aluno da educação báscica. O estudo teve como objetivo Tencionar o Ensino de Filosofia como uma experiência do pensamento buscando descobrir sua importância no Ensino Médio para uma Educação Menor para assim, poder entender em que medida essa disciplina é relevante para o currículo dos alunos do ensino médio. Em vista da proposta levantada buscou-se uma fundamentação no referencial teórico como também um trabalho de intervenção que contou com a participação dos alunos de uma escola pública da rede estadual da cidade de Pirapora. Todo esse processo investigativo propiciou uma experiência do pensamento que permitiu experimentar as linhas de fuga instauradas no sistema educacional. Como resistência a uma educação maior, a Filosofia se torna uma disciplina relevante não porque é obrigatória, mas porque que permite um encontro que força o ato de pensar; permitindo que estes construam suas próprias visões sobre a realidade, um processo que descrevemos como educação menor, onde a Filosofia oportuniza o enfrentamento. Desse modo, tem-se a intenção de contibuir para o aprimoramento do ensino de Filosofia superando uma visão de senso comum que se instaurou sobre a disciplina, aproximando-a cada vez mais das áreas de conhecimento dispostas no sistema educacional. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Importância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | obrigatoriedade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Maior | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Menor | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO MENOR NA ATUALIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UNIMONTES-IsmaelFilho-Turma2018-2020.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644829/2/UNIMONTES-IsmaelFilho-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons