O ENSINO DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO MENOR NA ATUALIDADE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Montes Clarospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA FILHO, ISMAEL DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-13T12:53:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-13T12:53:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUNIMONTES-IsmaelFilho-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644829-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho refere-se à pesquisa realizadasobrre o ensino de Filosofia na formação do aluno da educação báscica. O estudo teve como objetivo Tencionar o Ensino de Filosofia como uma experiência do pensamento buscando descobrir sua importância no Ensino Médio para uma Educação Menor para assim, poder entender em que medida essa disciplina é relevante para o currículo dos alunos do ensino médio. Em vista da proposta levantada buscou-se uma fundamentação no referencial teórico como também um trabalho de intervenção que contou com a participação dos alunos de uma escola pública da rede estadual da cidade de Pirapora. Todo esse processo investigativo propiciou uma experiência do pensamento que permitiu experimentar as linhas de fuga instauradas no sistema educacional. Como resistência a uma educação maior, a Filosofia se torna uma disciplina relevante não porque é obrigatória, mas porque que permite um encontro que força o ato de pensar; permitindo que estes construam suas próprias visões sobre a realidade, um processo que descrevemos como educação menor, onde a Filosofia oportuniza o enfrentamento. Desse modo, tem-se a intenção de contibuir para o aprimoramento do ensino de Filosofia superando uma visão de senso comum que se instaurou sobre a disciplina, aproximando-a cada vez mais das áreas de conhecimento dispostas no sistema educacional.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImportânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectobrigatoriedadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Maiorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Menorpt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO MENOR NA ATUALIDADEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons