Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Montes Claros | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA FILHO, ISMAEL DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-13T12:53:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-13T12:53:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIMONTES-IsmaelFilho-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644829 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho refere-se à pesquisa realizadasobrre o ensino de Filosofia na formação do aluno da educação báscica. O estudo teve como objetivo Tencionar o Ensino de Filosofia como uma experiência do pensamento buscando descobrir sua importância no Ensino Médio para uma Educação Menor para assim, poder entender em que medida essa disciplina é relevante para o currículo dos alunos do ensino médio. Em vista da proposta levantada buscou-se uma fundamentação no referencial teórico como também um trabalho de intervenção que contou com a participação dos alunos de uma escola pública da rede estadual da cidade de Pirapora. Todo esse processo investigativo propiciou uma experiência do pensamento que permitiu experimentar as linhas de fuga instauradas no sistema educacional. Como resistência a uma educação maior, a Filosofia se torna uma disciplina relevante não porque é obrigatória, mas porque que permite um encontro que força o ato de pensar; permitindo que estes construam suas próprias visões sobre a realidade, um processo que descrevemos como educação menor, onde a Filosofia oportuniza o enfrentamento. Desse modo, tem-se a intenção de contibuir para o aprimoramento do ensino de Filosofia superando uma visão de senso comum que se instaurou sobre a disciplina, aproximando-a cada vez mais das áreas de conhecimento dispostas no sistema educacional. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Importância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | obrigatoriedade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Maior | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Menor | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO MENOR NA ATUALIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UNIMONTES-IsmaelFilho-Turma2018-2020.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644829/2/UNIMONTES-IsmaelFilho-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons