ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA PARA O TRABALHO COM O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Montes Clarospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, EDILENE SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-13T12:39:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-13T12:39:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUNIMONTES-EdileneSilva-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644824-
Resumo: dc.description.abstractA presente proposta apresenta como objetivo compreender o papel do professor de Filosofia para a formação da autonomia de pensamento do educando a partir de conceitos para o desenvolvimento das habilidades de pensamento destes. O estudo tem como foco conhecer as estratégias de ensino dos professores na disciplina de Filosofia no Ensino Médio, analisar suas repercussões na formação e aprendizagem dos alunos e a influência da formação dos professores de Filosofia e o exercício da docência no Ensino Médio. Os resultados analisados apontaram que as estratégias e metodologias de ensino utilizadas nas aulas de Filosofia estão longe de ser o que os autores propõem e que seria objetivo da Filosofia, na questão de formar um cidadão emancipado com criticidade. A conclusão deste estudo apresenta que deve haver uma mudança nas aulas de Filosofia, que devem ser oficinas de produção de conceitos, laboratórios do pensamento, e não deve se limitar o ensino de filosofia como apenas mais um conteúdo, mas é preciso um ensino ativo, que desenvolva o pensamento e saiba trabalhar com os conceitos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA PARA O TRABALHO COM O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CRÍTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons