EMANCIPAÇÃO E SEMIFORMAÇÃO CULTURAL NO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES EM NÍVEL MÉDIO À LUZ DE THEODOR W. ADORNO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTOMAL, HELIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-12T16:49:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-12T16:49:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUNESPAR-HelioTomal-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644768-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo compreender em que medida a barbárie adentra ao espaço escolar, e, de que forma a escola fornece ou pode fornecer aos seus alunos uma formação que conteste a lógica bárbara expressa e presente na sociedade. Deste modo, ao reportar-se ao curso de formação de docentes em nível médio do Colégio Estadual Túlio de França em União da Vitória-PR, procurou-se entender em que medida a barbárie adentra aquele espaço, e, através de uma análise teórica, filosófica, interpretativa e dialética, apresentar como este curso pode contribuir ou não para antevê-la e combatê-la. Como fundamento teórico e metodológico esta pesquisa se utilizou dos escritos do filósofo alemão Theodor W. Adorno. Para este autor, o combate a barbárie deve ser o horizonte ético de quaisquer programas educacionais, e, só é possível este combate com uma formação cultural sólida, que, não se dobre e não se entregue aos desígnios da semiformação cultural que se expressa integrada à estrutura do capitalismo tardio. Compreendeu-se que embora o antissemitismo não seja uma questão posta neste espaço, a homofobia, o machismo, o racismo, a discriminação social e o autoritarismo o são. Deste modo, estas precondições levaram esta pesquisa de cunho profissional, a debater através de uma atividade de prática de ensino em filosofia, como a escola se relaciona com estas manifestações bárbaras. Neste sentido, no espaço escolar reportado, utilizou- se da metodologia da pesquisa-ação como fundamento de aplicação e análise dos resultados coletados. Pode-se perceber, com esta atividade e à luz dos conceitos adornianos, que a barbárie é um fenômeno intrinsecamente ligado a estrutura do processo civilizatório, e, que, portanto, se materializa em termos culturais na sociedade e na escola com diferentes manifestações. Na medida que a escola não consegue se desvencilhar das imposições predispostas pela semiformação – e que são reflexos do poder de legitimação gerado e gestado pela indústria cultural – se materializa neste espaço a promoção e efetivação da barbárie. Pode-se compreender que só é possível, do ponto de vista ético, se combater estas manifestações bárbaras na escola e na sociedade, se elas forem pensadas sob o horizonte da autonomia e da emancipação. Adorno ponderou que os ideais burgueses inscritos na perspectiva de esclarecimento e autonomia foram insuficientes para antever e evitar o holocausto, por exemplo, e que era preciso um modelo teórico capaz de reverter esta situação – descrito por ele como Dialética Negativa. Todavia, é preciso recuperar este debate sobre a formação autônoma como precondição de sobrevivência da própria sociedade. Seguindo estas perspectivas, esta pesquisa, ao reportar-se aquela realidade específica denuncia que; a semiformação é uma atenuante decisiva da reprodução e da legitimação da barbárie dentro da escola, e, é preciso que se construa uma formação cultural sólida que contraponha e conteste aos fundamentos civilizacionais que legitimam a realidade bárbara exposta e vivenciada socialmente na escola.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSemiformaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBarbáriept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdornopt_BR
Título: dc.titleEMANCIPAÇÃO E SEMIFORMAÇÃO CULTURAL NO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES EM NÍVEL MÉDIO À LUZ DE THEODOR W. ADORNOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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