Análise do ensino de filosofia no Ensino Médio pela perspectiva de Deleuze e Guattari

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMEDEIROS, WILLIAN COSTA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-12T12:20:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-12T12:20:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFT-WillianMedeiros-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644759-
Resumo: dc.description.abstractA investigação visa analisar a aplicabilidade da filosofia de Deleuze e Guattari no Ensino Médio que propõe a criação de conceitos ao fazer uso da metodologia e didática de Silvio Gallo, como pedagogia do conceito, seguindo uma sequência em quatro passos didáticos: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Fazer a experiência prática da metodologia pôde revelar certo dinamismo e produtividade no ensino de filosofia nas turmas de 3a séries do Ensino Médio da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, localizada no bairro Jardim Taquari – Palmas/TO. Dividimos o trabalho em duas partes, sendo uma prática e a outra teórica. A investigação prática se caracteriza como pesquisa participante e documental de experiências ao longo de treze anos na docência, enquanto a pesquisa teórica se caracteriza pela análise bibliográfica. Esse trânsito pôde ser sistematizado pelo método indutivo com grande potencial de implementação por professores atuantes nas escolas que ofertam o Ensino Médio ao fazermos nossa análise de toda trajetória investigativa.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinvestigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpráticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectteoriapt_BR
Título: dc.titleAnálise do ensino de filosofia no Ensino Médio pela perspectiva de Deleuze e Guattaript_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons