Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS, WILLIAN COSTA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-12T12:20:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-12T12:20:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFT-WillianMedeiros-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644759 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A investigação visa analisar a aplicabilidade da filosofia de Deleuze e Guattari no Ensino Médio que propõe a criação de conceitos ao fazer uso da metodologia e didática de Silvio Gallo, como pedagogia do conceito, seguindo uma sequência em quatro passos didáticos: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Fazer a experiência prática da metodologia pôde revelar certo dinamismo e produtividade no ensino de filosofia nas turmas de 3a séries do Ensino Médio da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, localizada no bairro Jardim Taquari – Palmas/TO. Dividimos o trabalho em duas partes, sendo uma prática e a outra teórica. A investigação prática se caracteriza como pesquisa participante e documental de experiências ao longo de treze anos na docência, enquanto a pesquisa teórica se caracteriza pela análise bibliográfica. Esse trânsito pôde ser sistematizado pelo método indutivo com grande potencial de implementação por professores atuantes nas escolas que ofertam o Ensino Médio ao fazermos nossa análise de toda trajetória investigativa. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | prática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | teoria | pt_BR |
Título: dc.title | Análise do ensino de filosofia no Ensino Médio pela perspectiva de Deleuze e Guattari | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFT-WillianMedeiros-Turma2017-2019.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644759/2/UFT-WillianMedeiros-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons