AS REFLEXÕES DE ALBERT CAMUS COMO AUXÍLIO À DISCUSSÃO MORAL EM SALA DE AULA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSÉRGIO, RÔMERO BARBOSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-12T12:08:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-12T12:08:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFT-RomeroSergio-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644745-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação de mestrado busca relatar como foi desenvolvido um projeto de discussão moral em sala de aula com o auxílio da teoria filosófica de Albert Camus. Assim, na primeira parte de nossos estudos apresentaremos o teor teórico do projeto, com a contextualização histórica do autor e do período do qual ele desenvolveu sua teoria. Ainda nessa primeira parte, nos aprofundaremos nos conceitos camusianos na tentativa de colhermos conhecimento ideal para desenvolver em sala de aula numa turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública, um projeto voltado a compreensão do absurdo e de demais conceitos que o cerca. No segundo capítulo de nossa dissertação, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que norteiam a educação brasileira e o ensino de filosofia. Porém, antes brevemente explanamos os estudos de Danilo Pimenta sobre como teria surgido o ensino de filosofia no Brasil. Nosso desejo, nessa parte da pesquisa, foi o de buscar respaldo legal e documental para desenvolvermos o projeto em sala de aula. No capítulo final de nossa dissertação, demonstramos – dentre outras coisas – como foi realizado o desenvolvimento do projeto. Sua abordagem ocorreu através de quatro encontros divididos em quatro temáticas voltadas para a discussão moral com o auxílio da teoria e da literatura de Albert Camus.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlbert Camuspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbsurdopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÉtica da quantidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectÉtica da alteridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Título: dc.titleAS REFLEXÕES DE ALBERT CAMUS COMO AUXÍLIO À DISCUSSÃO MORAL EM SALA DE AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons