INDÚSTRIA CULTURAL X CONCEITO-IMAGEM EM ADORNO E CABRERA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DO USO DE CINEMA NO ENSINO DE FILOSOFIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Maria de Fátima Pires Raposo de Matos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T12:10:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T12:10:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFPE-MariaDeFatima-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644716-
Resumo: dc.description.abstractO cinema é uma expressão artística de grande significação semântica e simbólica. Os filmes, na visão filosófica, abre novas perspectivas de contato com este inexorável mundo da imagem. A partir de suas manifestações, permitem compreender um aspecto da sociedade e como entes conclusos, que não demandam nenhuma abordagem crítica, mas, pelo contrário, que abram a possibilidade de serem investigadas, afirmadas, negadas, construídas e desconstruídas. Dentro do contexto pedagógico, o cinema é uma poderosa ferramenta para formulação de práticas pedagógicas eficientes, uma vez que o filme incluem de formas harmoniosas elementos de diversas áreas de conhecimentos de forma harmoniosas e cativantes. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo de fazer uma análise crítica da aplicação de uma intervenção pedagógica que tem como base a utilização do cinema como ferramenta de ensino, utilizando uma sequencia didática iniciando-se de aulas teóricas que possuem como intuito apresentar uma bagagem teórica para um melhor entendimento dos filmes, crianção de uma sala cinematografica, uso de filmes e um feedback a partir de atividades com os discentes. Foi visto que a utilização do cinema como ferramenta de ensino de filosofia mostrou-se eficaz devido ao aumento da participação e também do melhor dominio dos conteudos abordados, pois a utilização dessa arte tornou as aulas mais dinâmicas e inclusiva dos conhecimentos e exposição dos conhecimentos dos discentes.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino-aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfilosofiapt_BR
Título: dc.titleINDÚSTRIA CULTURAL X CONCEITO-IMAGEM EM ADORNO E CABRERA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DO USO DE CINEMA NO ENSINO DE FILOSOFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo