Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Correa, Irzair Ciro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T10:20:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T10:20:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMT-IrzairCiro-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644692 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como proposta fazer a junção entre a tradição e a novidade, sendo que a filosofia representa a tradição e a tecnologia através do smartphone é a novidade. Compreendemos a necessidade desta pesquisa pelo fato da filosofia ser ensinada em sala aula para alunos que são conhecidos como nativos digitais conforme consta em Prenski (2001) e que de acordo com Serres (2010) o docente não é mais o detentor do saber, visto que os estudantes sabem por outros meios, aquilo que pretendermos ensinar-lhes em sala de aula. Assim propomos como objetivo encontrar meios de utilizar como ferramenta para ensino de filosofia o aparelho mais abundante, móvel, conectado e acessível que os estudantes têm sempre a mão: smartphone. O método utilizado para desenvolver esta pesquisa consiste em uma reflexão sobre a prática, ou seja, pensar em uma proposta metodológica que contribuísse para entender melhor o que já se fazia em sala de aula. Para isso contamos com o suporte teórico de Platão, (1965) Rousseau, (2004) Kant, (2003) para filosofia. Gallo, (2010) Severino, (2006) Cerletti, (2003) quando o assunto é ensino de filosofia. Vieira Pinto, (2005) Vegneon, (2008) Lévy, (2011) e Dusek (2006) para filosofia da tecnologia. E para a parte de tecnologia e ensino a fundamentação teórica se baseia em Voltolini (2016). Esperamos com isso encontrar meios para tornar o ensino de filosofia na escola pública mais atrativa para os alunos e mais fluida para os docentes estimulando a interatividade entre estudantes e docentes intermediada pelo smartphone. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | smartphone | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Título: dc.title | FILOSOFIA E SMARTPHONE: USO DE APARELHOS MÓVEIS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFMT-IrzairCiro-Turma2017-2019.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644692/2/UFMT-IrzairCiro-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons