FILOSOFIA E SMARTPHONE: USO DE APARELHOS MÓVEIS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCorrea, Irzair Ciro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T10:20:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T10:20:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFMT-IrzairCiro-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644692-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como proposta fazer a junção entre a tradição e a novidade, sendo que a filosofia representa a tradição e a tecnologia através do smartphone é a novidade. Compreendemos a necessidade desta pesquisa pelo fato da filosofia ser ensinada em sala aula para alunos que são conhecidos como nativos digitais conforme consta em Prenski (2001) e que de acordo com Serres (2010) o docente não é mais o detentor do saber, visto que os estudantes sabem por outros meios, aquilo que pretendermos ensinar-lhes em sala de aula. Assim propomos como objetivo encontrar meios de utilizar como ferramenta para ensino de filosofia o aparelho mais abundante, móvel, conectado e acessível que os estudantes têm sempre a mão: smartphone. O método utilizado para desenvolver esta pesquisa consiste em uma reflexão sobre a prática, ou seja, pensar em uma proposta metodológica que contribuísse para entender melhor o que já se fazia em sala de aula. Para isso contamos com o suporte teórico de Platão, (1965) Rousseau, (2004) Kant, (2003) para filosofia. Gallo, (2010) Severino, (2006) Cerletti, (2003) quando o assunto é ensino de filosofia. Vieira Pinto, (2005) Vegneon, (2008) Lévy, (2011) e Dusek (2006) para filosofia da tecnologia. E para a parte de tecnologia e ensino a fundamentação teórica se baseia em Voltolini (2016). Esperamos com isso encontrar meios para tornar o ensino de filosofia na escola pública mais atrativa para os alunos e mais fluida para os docentes estimulando a interatividade entre estudantes e docentes intermediada pelo smartphone.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectfilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsmartphonept_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Título: dc.titleFILOSOFIA E SMARTPHONE: USO DE APARELHOS MÓVEIS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons