FILOSOFIA E TEATRO: O DESPERTAR PARA A FILOSOFIA POR MEIO DA TEATRALIDADE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLARA, JOSÉ MARIA DE ALMEIDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T10:36:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T10:36:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFMT-JoseMariaLara-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644668-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo refletir sobre como ensinar Filosofia para alunos do Ensino Médio de forma didatizada, para despertar o interesse pelas aulas de Filosofia e, consequentemente, aprender a filosofar. Desse modo, fez-se uso da arte cênica que é o teatro, com linguagens filosóficas para adolescentes, visando com isso ao desenvolvimento de autonomia de pensamento a partir de ideias problematizadoras, de modo que os alunos pudessem refletir junto com o professor sobre a prática pedagógica do filosofar. A Filosofia é um saber que exige uma certa maturidade, daí o desafio da nossa contemporaneidade, que é ensinarem sala de aula para adolescentes assuntos filosóficos. Por essa razão, para ensinar Filosofia, deve-se passar pela prática do entendimento filosófico pedagógico e metodológico. Isso implica em levar em consideração as experiências do professor de Filosofia com o intuito de ensinar o conceito do entendimento racional para alunos e, assim, promover o seu entendimento, pois o professor de Filosofia não deve apenas ensinar conteúdos de Filosofia, mas ensinar seus alunos a filosofar por meio de métodos que possibilitem e despertem o interesse dos alunos. Dessa forma, o método escolhido pelos próprios discentes com o auxílio do professor foi a Arte Cênica do Teatro. Eles adaptaram a peça Teatral de Gil Vicente "Auto da Barca do Inferno" com os personagens atuais. Após a adaptação, realizaram ensaios e apresentaram para outros alunos a peça. Ao final da apresentação, responderam alguns questionários e, posteriormente, foram feitas as análises das respostas. Os dados mostraram que o teatro ajudou na socialização e no desenvolvimento dos alunos e despertou o interesse do alunado para a Filosofia por meio da Teatralidade.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDespertarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeatropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia de Pensamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
Título: dc.titleFILOSOFIA E TEATRO: O DESPERTAR PARA A FILOSOFIA POR MEIO DA TEATRALIDADEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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