Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LARA, JOSÉ MARIA DE ALMEIDA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T10:36:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T10:36:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMT-JoseMariaLara-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644668 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como ensinar Filosofia para alunos do Ensino Médio de forma didatizada, para despertar o interesse pelas aulas de Filosofia e, consequentemente, aprender a filosofar. Desse modo, fez-se uso da arte cênica que é o teatro, com linguagens filosóficas para adolescentes, visando com isso ao desenvolvimento de autonomia de pensamento a partir de ideias problematizadoras, de modo que os alunos pudessem refletir junto com o professor sobre a prática pedagógica do filosofar. A Filosofia é um saber que exige uma certa maturidade, daí o desafio da nossa contemporaneidade, que é ensinarem sala de aula para adolescentes assuntos filosóficos. Por essa razão, para ensinar Filosofia, deve-se passar pela prática do entendimento filosófico pedagógico e metodológico. Isso implica em levar em consideração as experiências do professor de Filosofia com o intuito de ensinar o conceito do entendimento racional para alunos e, assim, promover o seu entendimento, pois o professor de Filosofia não deve apenas ensinar conteúdos de Filosofia, mas ensinar seus alunos a filosofar por meio de métodos que possibilitem e despertem o interesse dos alunos. Dessa forma, o método escolhido pelos próprios discentes com o auxílio do professor foi a Arte Cênica do Teatro. Eles adaptaram a peça Teatral de Gil Vicente "Auto da Barca do Inferno" com os personagens atuais. Após a adaptação, realizaram ensaios e apresentaram para outros alunos a peça. Ao final da apresentação, responderam alguns questionários e, posteriormente, foram feitas as análises das respostas. Os dados mostraram que o teatro ajudou na socialização e no desenvolvimento dos alunos e despertou o interesse do alunado para a Filosofia por meio da Teatralidade. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Despertar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia de Pensamento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
Título: dc.title | FILOSOFIA E TEATRO: O DESPERTAR PARA A FILOSOFIA POR MEIO DA TEATRALIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFMT-JoseMariaLara-Turma2017-2019.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644668/2/UFMT-JoseMariaLara-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons