Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | REIS, PAULO ROGÉRIO DOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T19:16:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T19:16:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMS-PauloReis-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644663 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente projeto de pesquisa tem como tema: As ferramentas de comunicação das redes sociais como apoio às aulas de filosofia no ensino médio. O ponto de partida desse trabalho é a necessidade de compreender a relação entre ensinar filosofia no ensino médio e a utilização das redes sociais como ferramentas disponíveis na plataforma facebook para o ensino de filosofia dos adolescente e jovens na atualidade. Essa questão permeou toda pesquisa e visa contribuir com uma reflexão consistente sobre os pressupostos teóricos e as possibilidades práticas de se utilizar as ferramentas da rede social facebook como um pequeno ambiente virtual de aprendizagem subsidiando as aulas presenciais de filosofia. Assim, a busca de consistência teórica permitiu unir a prática de ensinar filosofia com a reflexão sobretudo do pensamento Matthew Lipman em torno da ideia de comunidade de investigação filosófica como estratégia de promoção do diálogo e da interação e como as ferramentas de comunicação das redes sociais podem ser aplicadas ao ensino de filosofia no ensino médio. Limitamos nosso trabalho apenas à utilização das redes sociais como recurso de apoio complementar às aulas de filosofia. Esse trabalho está organizado em duas partes. A primeira parte apresenta dois capítulos. No primeiro capítulo intitulado O ensino de filosofia na perspectiva de Lipman. Nele abordaremos questões de ordem teóricas, destacando os principais conceitos e pressupostos do pensamento filosófico de Lipman; analisaremos o conceito de filosofia, comunidade de investigação filosofia, diálogo e interação, e por fim, como utilizar as ferramentas de comunicação e interação nas redes sociais. No segundo capítulo, intitulado A importância das ferramentas de comunicação nas redes sociais, abordaremos a partir de uma perspectiva interdisciplinar os temas como redes sociais, era da informação, ambientes de aprendizagem; e a utilização das ferramentas de comunicação das redes sociais do facebook nas aulas de filosofia no ensino médio. Na segunda parte, temos o terceiro capítulo intitulado A utilização das ferramentas das redes sociais nas aulas de filosofia, no qual apresentaremos, através da exposição de três situações de aprendizagem e dos prints de parte do resultado da utilização das redes sociais com o recurso didático de apoio às aulas de filosofia. Na terceira parte, apresentamos o último capítulo As ferramentas das redes sociais nas aulas de filosofia, no qual analisaremos à luz do pensamento de Lipman e de Feenberg as intervenções das redes sociais como recurso de apoio às aulas de filosofia no ensino médio. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | diálogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | interação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | redes sociais | pt_BR |
Título: dc.title | AS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO APOIO ÀS AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFMS-PauloReis-Turma2017-2019.pdf | 5,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644663/2/UFMS-PauloReis-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons