AS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO APOIO ÀS AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorREIS, PAULO ROGÉRIO DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T19:16:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T19:16:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFMS-PauloReis-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644663-
Resumo: dc.description.abstractO presente projeto de pesquisa tem como tema: As ferramentas de comunicação das redes sociais como apoio às aulas de filosofia no ensino médio. O ponto de partida desse trabalho é a necessidade de compreender a relação entre ensinar filosofia no ensino médio e a utilização das redes sociais como ferramentas disponíveis na plataforma facebook para o ensino de filosofia dos adolescente e jovens na atualidade. Essa questão permeou toda pesquisa e visa contribuir com uma reflexão consistente sobre os pressupostos teóricos e as possibilidades práticas de se utilizar as ferramentas da rede social facebook como um pequeno ambiente virtual de aprendizagem subsidiando as aulas presenciais de filosofia. Assim, a busca de consistência teórica permitiu unir a prática de ensinar filosofia com a reflexão sobretudo do pensamento Matthew Lipman em torno da ideia de comunidade de investigação filosófica como estratégia de promoção do diálogo e da interação e como as ferramentas de comunicação das redes sociais podem ser aplicadas ao ensino de filosofia no ensino médio. Limitamos nosso trabalho apenas à utilização das redes sociais como recurso de apoio complementar às aulas de filosofia. Esse trabalho está organizado em duas partes. A primeira parte apresenta dois capítulos. No primeiro capítulo intitulado O ensino de filosofia na perspectiva de Lipman. Nele abordaremos questões de ordem teóricas, destacando os principais conceitos e pressupostos do pensamento filosófico de Lipman; analisaremos o conceito de filosofia, comunidade de investigação filosofia, diálogo e interação, e por fim, como utilizar as ferramentas de comunicação e interação nas redes sociais. No segundo capítulo, intitulado A importância das ferramentas de comunicação nas redes sociais, abordaremos a partir de uma perspectiva interdisciplinar os temas como redes sociais, era da informação, ambientes de aprendizagem; e a utilização das ferramentas de comunicação das redes sociais do facebook nas aulas de filosofia no ensino médio. Na segunda parte, temos o terceiro capítulo intitulado A utilização das ferramentas das redes sociais nas aulas de filosofia, no qual apresentaremos, através da exposição de três situações de aprendizagem e dos prints de parte do resultado da utilização das redes sociais com o recurso didático de apoio às aulas de filosofia. Na terceira parte, apresentamos o último capítulo As ferramentas das redes sociais nas aulas de filosofia, no qual analisaremos à luz do pensamento de Lipman e de Feenberg as intervenções das redes sociais como recurso de apoio às aulas de filosofia no ensino médio.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdiálogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinteraçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectredes sociaispt_BR
Título: dc.titleAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO APOIO ÀS AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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