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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, EVELINE MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA E SILVA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T17:50:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T17:50:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMA-EvelineConceicaoSilva-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644651 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação é o resultado de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA, Campus Monte Castelo, Turma 213, do 1o Ano do Curso de Edificações, para o Mestrado Profissional em Filosofia, com o objetivo de aplicar uma estratégia lúdica - o Jogo, para o Ensino de Filosofia, podendo se estender a outras áreas do conhecimento. Os referenciais teóricos principais estão pautados no historiador Johan Huizinga, que parte do pressuposto de que o indivíduo, além de pensar e fabricar, também é lúdico; além da obra “A República” do filósofo Platão e de onde estabelece-se a Dialética platônica como um Jogo em que o pretenso a filósofo precisa passar, destruindo intelectualmente as hipóteses, para chegar ao conhecimento das Formas Ideais - O Mundo Inteligível. Destarte, é na junção do ideal de Homo Ludens, de Huizinga com a Dialética Platônica, que tem-se a pesquisa efetivada na Turma 213, nessa dissertação. Ressaltando que não se tem uma arrogância pedagógica de que a estratégia de ensino seria a mais eficaz e sim uma estratégia contribuinte para as formas de se melhor gerir o conhecimento. A dissertação se deu com o Método Laboratorial, com uma abordagem mista: qualitativa e quantitativa. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dialética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | O HOMO LUDENS NO CONTEXTO DA DIALÉTICA PLATÔNICA NA ALEGORIA DA CAVERNA: os jogos como estratégia lúdica para o ensino de Filosofia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFMA-EvelineConceicaoSilva-Turma2018-2020.pdf | 795,76 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644651/2/UFMA-EvelineConceicaoSilva-Turma2018-2020.pdfDownload |
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