O HOMO LUDENS NO CONTEXTO DA DIALÉTICA PLATÔNICA NA ALEGORIA DA CAVERNA: os jogos como estratégia lúdica para o ensino de Filosofia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, EVELINE MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA E SILVA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T17:50:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T17:50:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFMA-EvelineConceicaoSilva-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644651-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação é o resultado de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA, Campus Monte Castelo, Turma 213, do 1o Ano do Curso de Edificações, para o Mestrado Profissional em Filosofia, com o objetivo de aplicar uma estratégia lúdica - o Jogo, para o Ensino de Filosofia, podendo se estender a outras áreas do conhecimento. Os referenciais teóricos principais estão pautados no historiador Johan Huizinga, que parte do pressuposto de que o indivíduo, além de pensar e fabricar, também é lúdico; além da obra “A República” do filósofo Platão e de onde estabelece-se a Dialética platônica como um Jogo em que o pretenso a filósofo precisa passar, destruindo intelectualmente as hipóteses, para chegar ao conhecimento das Formas Ideais - O Mundo Inteligível. Destarte, é na junção do ideal de Homo Ludens, de Huizinga com a Dialética Platônica, que tem-se a pesquisa efetivada na Turma 213, nessa dissertação. Ressaltando que não se tem uma arrogância pedagógica de que a estratégia de ensino seria a mais eficaz e sim uma estratégia contribuinte para as formas de se melhor gerir o conhecimento. A dissertação se deu com o Método Laboratorial, com uma abordagem mista: qualitativa e quantitativa.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLúdicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDialéticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Título: dc.titleO HOMO LUDENS NO CONTEXTO DA DIALÉTICA PLATÔNICA NA ALEGORIA DA CAVERNA: os jogos como estratégia lúdica para o ensino de Filosofiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons