IGUALDADE E EMANCIPAÇÃO: SIGNOS PARA SE PENSAR A AVALIAÇÃO EM FILOSOFIA A PARTIR DE O MESTRE IGNORANTE DE JACQUES RANCIÈRE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNOGUEIRA, SUÉDSON RELVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T15:03:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T15:03:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUERN-Suedson-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644576-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, intitulado “Igualdade e emancipação: signos para se pensar a avaliação em Filosofia a partir de O mestre ignorante de Jacques Rancière”, tem como objetivo investigar e aprender sobre o processo de avaliação na disciplina de Filosofia na Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM) (Caicó-RN). Toma como aporte teórico-filosófico principal a obra O mestre ignorante, que versa sobre uma experiência educacional singular ocorrida na França no século XIX, uma visão do magistério que prima pela “igualdade de inteligência” e a “emancipação” dos indivíduos, em que a igualdade não é o fim a se buscar, mas um princípio ou opinião a se verificar. A pesquisa justifica-se diante da necessidade de se pensar sobre o tema da avaliação em Filosofia, um aspecto da prática docente pouco explorado nos cursos de formação de professores/as e no meio acadêmico como um todo. Embora o trabalho também apresente discussões a partir da própria prática docente do pesquisador e de algumas perspectivas pedagógicas (HOFFMANN, 2009; 2010; LUCKESI, 2010; 2011), a abordagem filosófica sobre o tema exigiu que a pesquisa fosse redirecionada a partir da questão inicial “O que é a Filosofia?”, por defender que as escolhas didáticas, metodológicas, os conteúdos e as abordagens no ensino-aprendizagem da Filosofia decorrem e devem estar ligadas às possíveis e subjetivas respostas que o professor/a de Filosofia dá a essa questão inicial (BOAVIDA, 1996; CERLETTI, 2003; 2009; TOMAZETTI, 2014) e, para tanto, a pesquisa mergulha nas indicações pedagógicas e filosóficas de O mestre ignorante. As metodologias utilizadas na pesquisa foram a bibliográfica, com análise da obra principal e de obras secundárias e, para a ação educativo-filosófica, a qualitativa, com pesquisa-ação como abordagem (LAVILLE, 1999; SEVERINO, 2007; GHEDIN; FRANCO, 2011; MINAYO, 2012). A partir dos signos “igualdade de inteligência” e “emancipação intelectual”, presentes em O mestre ignorante, a ação educativo- filosófica realizada com os alunos/as selecionados fora pensada a partir de oito passos para a aprendizagem da Filosofia no Ensino Médio. A intenção dos encontros, como um dia o professor Jacotot (RANCIÈRE, 2017) fez, foi colocar para os discentes questões-problema por meio das quais eles/as poderiam descobrir sozinhos a saída. No processo de descoberta, o professor-pesquisador poderia observar a presença e verificar a intensidade da manifestação dos aspectos da “vontade”, da “busca” e da “atenção” dos alunos/as. Portanto, o que se propõe não é um método ou uma técnica para aperfeiçoar o ensino da Filosofia, mas princípios para uma ação educativa cuja intencionalidade filosófica é questionar o ensino, a aprendizagem e, especificamente, a avaliação em Filosofia no Ensino Médio. O trabalho estimulou a reflexão da prática educacional e filosófica do docente-pesquisador e colaborou para a construção de uma postura emancipatória como professor-filósofo no processo de ensino- aprendizagem na disciplina de Filosofia no Ensino Médio. Por fim, foi possível constatar, na ação educativa-filosófica, que menos do que a compreensão de ideias contidas em O mestre ignorante, os/as participantes puderam aprender sobre o ensino, a aprendizagem e a avaliação da Filosofia no nível médio; puderam também aprender sobre os papéis dos/as professores/as e alunos/as, principais personagens da ação educativa; e, acima de tudo, a ação educativa-filosófica possibilitou aos/às participantes da pesquisa, cada um/a à sua medida, reconhecer alguns aspectos de suas capacidades intelectuais.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIgualdadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJacques Rancièrept_BR
Título: dc.titleIGUALDADE E EMANCIPAÇÃO: SIGNOS PARA SE PENSAR A AVALIAÇÃO EM FILOSOFIA A PARTIR DE O MESTRE IGNORANTE DE JACQUES RANCIÈREpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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