Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NOGUEIRA, SUÉDSON RELVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T15:03:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T15:03:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UERN-Suedson-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644576 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, intitulado “Igualdade e emancipação: signos para se pensar a avaliação em Filosofia a partir de O mestre ignorante de Jacques Rancière”, tem como objetivo investigar e aprender sobre o processo de avaliação na disciplina de Filosofia na Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM) (Caicó-RN). Toma como aporte teórico-filosófico principal a obra O mestre ignorante, que versa sobre uma experiência educacional singular ocorrida na França no século XIX, uma visão do magistério que prima pela “igualdade de inteligência” e a “emancipação” dos indivíduos, em que a igualdade não é o fim a se buscar, mas um princípio ou opinião a se verificar. A pesquisa justifica-se diante da necessidade de se pensar sobre o tema da avaliação em Filosofia, um aspecto da prática docente pouco explorado nos cursos de formação de professores/as e no meio acadêmico como um todo. Embora o trabalho também apresente discussões a partir da própria prática docente do pesquisador e de algumas perspectivas pedagógicas (HOFFMANN, 2009; 2010; LUCKESI, 2010; 2011), a abordagem filosófica sobre o tema exigiu que a pesquisa fosse redirecionada a partir da questão inicial “O que é a Filosofia?”, por defender que as escolhas didáticas, metodológicas, os conteúdos e as abordagens no ensino-aprendizagem da Filosofia decorrem e devem estar ligadas às possíveis e subjetivas respostas que o professor/a de Filosofia dá a essa questão inicial (BOAVIDA, 1996; CERLETTI, 2003; 2009; TOMAZETTI, 2014) e, para tanto, a pesquisa mergulha nas indicações pedagógicas e filosóficas de O mestre ignorante. As metodologias utilizadas na pesquisa foram a bibliográfica, com análise da obra principal e de obras secundárias e, para a ação educativo-filosófica, a qualitativa, com pesquisa-ação como abordagem (LAVILLE, 1999; SEVERINO, 2007; GHEDIN; FRANCO, 2011; MINAYO, 2012). A partir dos signos “igualdade de inteligência” e “emancipação intelectual”, presentes em O mestre ignorante, a ação educativo- filosófica realizada com os alunos/as selecionados fora pensada a partir de oito passos para a aprendizagem da Filosofia no Ensino Médio. A intenção dos encontros, como um dia o professor Jacotot (RANCIÈRE, 2017) fez, foi colocar para os discentes questões-problema por meio das quais eles/as poderiam descobrir sozinhos a saída. No processo de descoberta, o professor-pesquisador poderia observar a presença e verificar a intensidade da manifestação dos aspectos da “vontade”, da “busca” e da “atenção” dos alunos/as. Portanto, o que se propõe não é um método ou uma técnica para aperfeiçoar o ensino da Filosofia, mas princípios para uma ação educativa cuja intencionalidade filosófica é questionar o ensino, a aprendizagem e, especificamente, a avaliação em Filosofia no Ensino Médio. O trabalho estimulou a reflexão da prática educacional e filosófica do docente-pesquisador e colaborou para a construção de uma postura emancipatória como professor-filósofo no processo de ensino- aprendizagem na disciplina de Filosofia no Ensino Médio. Por fim, foi possível constatar, na ação educativa-filosófica, que menos do que a compreensão de ideias contidas em O mestre ignorante, os/as participantes puderam aprender sobre o ensino, a aprendizagem e a avaliação da Filosofia no nível médio; puderam também aprender sobre os papéis dos/as professores/as e alunos/as, principais personagens da ação educativa; e, acima de tudo, a ação educativa-filosófica possibilitou aos/às participantes da pesquisa, cada um/a à sua medida, reconhecer alguns aspectos de suas capacidades intelectuais. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Igualdade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jacques Rancière | pt_BR |
Título: dc.title | IGUALDADE E EMANCIPAÇÃO: SIGNOS PARA SE PENSAR A AVALIAÇÃO EM FILOSOFIA A PARTIR DE O MESTRE IGNORANTE DE JACQUES RANCIÈRE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UERN-Suedson-Turma2017-2019.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644576/2/UERN-Suedson-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons