Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BRITO, SUENY NÓBREGA SOARES DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T15:07:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T15:07:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UERN-SuenyNobrega-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644563 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O desafio de pensar a prática no ensino de Filosofia tem viabilizado pertinentes debates sobre a formação docente para o referido ensino e a nossa pesquisa intenciona contribuir para esses debates. A pesquisa se propõe a investigar a experiência do Subprojeto PIBID/UERN/Filosofia/Caicó para a construção de metodologias a pensar sobre o como fazer no ensino de Filosofia que contribua para a relação/desejo de filosofar dos/as estudantes, este se apresenta como objetivo geral de nossa pesquisa. Sendo o PIBID/UERN/Filosofia/Caicó um projeto formativo de iniciação à docência que tem o potencial de possibilitar a experiência formativa na relação entre instituição formadora e o contexto real da escola, percebemos a necessidade de discutir a formação docente filosófica para o Ensino Médio e seus desafios; o conceito de experiência em Larrosa (2014), entrelaçando com a perspectiva de Filosofia relacionada à vida em Ortega y Gasset (2016). Continuando nosso propósito investigamos a experiência do PIBID na formação dos/as egressos/as (ex-pibidianos/as) com relação à construção de metodologias que possam aproximar os/as estudantes da Educação Básica ao exercício do ensino da Filosofia, apresentando recomendações que contribuam para pensar a metodologia no ensino de Filosofia no Ensino Médio que contemplem a atividade da Filosofia, na relação/desejo de filosofar dos/das estudantes, considerando as metodologias identificadas no processo de coleta de dados da referida pesquisa. Participam da investigação através de uma pesquisa semiestruturada um professor da rede pública e uma professora da instituição privada, ambos egressos do Curso de Filosofia (Caicó/UERN), ex-pibianos do subprojeto de Filosofia (2010-2013), Campus Caicó – CAC. Por fim, desejamos que essa investigação contribua para a construção do conhecimento que considere a formação na docência filosófica necessariamente inseparável do conhecimento específico da Filosofia da área de ensino de Filosofia e fomente discussões acadêmicas sobre metodologias do ensino filosófico na Educação Básica. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | pt_BR |
Título: dc.title | A EXPERIÊNCIA DO PIBID-FILOSOFIA CAICÓ-RN NA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UERN-SuenyNobrega-Turma2017-2019.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644563/2/UERN-SuenyNobrega-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons