A EXPERIÊNCIA DO PIBID-FILOSOFIA CAICÓ-RN NA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRITO, SUENY NÓBREGA SOARES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T15:07:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T15:07:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUERN-SuenyNobrega-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644563-
Resumo: dc.description.abstractO desafio de pensar a prática no ensino de Filosofia tem viabilizado pertinentes debates sobre a formação docente para o referido ensino e a nossa pesquisa intenciona contribuir para esses debates. A pesquisa se propõe a investigar a experiência do Subprojeto PIBID/UERN/Filosofia/Caicó para a construção de metodologias a pensar sobre o como fazer no ensino de Filosofia que contribua para a relação/desejo de filosofar dos/as estudantes, este se apresenta como objetivo geral de nossa pesquisa. Sendo o PIBID/UERN/Filosofia/Caicó um projeto formativo de iniciação à docência que tem o potencial de possibilitar a experiência formativa na relação entre instituição formadora e o contexto real da escola, percebemos a necessidade de discutir a formação docente filosófica para o Ensino Médio e seus desafios; o conceito de experiência em Larrosa (2014), entrelaçando com a perspectiva de Filosofia relacionada à vida em Ortega y Gasset (2016). Continuando nosso propósito investigamos a experiência do PIBID na formação dos/as egressos/as (ex-pibidianos/as) com relação à construção de metodologias que possam aproximar os/as estudantes da Educação Básica ao exercício do ensino da Filosofia, apresentando recomendações que contribuam para pensar a metodologia no ensino de Filosofia no Ensino Médio que contemplem a atividade da Filosofia, na relação/desejo de filosofar dos/das estudantes, considerando as metodologias identificadas no processo de coleta de dados da referida pesquisa. Participam da investigação através de uma pesquisa semiestruturada um professor da rede pública e uma professora da instituição privada, ambos egressos do Curso de Filosofia (Caicó/UERN), ex-pibianos do subprojeto de Filosofia (2010-2013), Campus Caicó – CAC. Por fim, desejamos que essa investigação contribua para a construção do conhecimento que considere a formação na docência filosófica necessariamente inseparável do conhecimento específico da Filosofia da área de ensino de Filosofia e fomente discussões acadêmicas sobre metodologias do ensino filosófico na Educação Básica.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPIBIDpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologiapt_BR
Título: dc.titleA EXPERIÊNCIA DO PIBID-FILOSOFIA CAICÓ-RN NA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons