REFLEXÕES SOBRE O TOTALITARISMO A PARTIR DE HANNAH ARENDT E ERIC VOEGELIN: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMEDEIROS, RODOLFO RODRIGUES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T15:00:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T15:00:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUERN-RodolfoRodrigues-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644562-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação foi desenvolvida com o escopo de elaborar, aplicar e avaliar um elemento didático textual capaz de fornecer aos estudantes do Ensino Médio (EM) uma aproximação com algumas das reflexões filosóficas que se dedicaram ao exame dos movimentos totalitários, usando como referenciais principais os escritos de Hannah Arendt e Eric Voegelin. Este trabalho apresenta o elemento textual produzido e descreve os procedimentos e atividades empregados durante as etapas de implantação e avaliação do referido material em aulas de Filosofia no EM. O problema central que atravessa esta pesquisa expressa-se no seguinte questionamento: de que maneira o acompanhamento do exercício da filosofia política dos referidos filósofos relacionado aos fatores que concorreram com a ascensão e desenvolvimento do totalitarismo alemão poderia servir para discentes do EM como instrumento de combate às ideologias totalitárias, contribuindo, ao mesmo tempo, com o desenvolvimento de atividades filosófico- pedagógicas concernentes ao ensino da temática abordada? A hipótese sustentada é a de que a análise e discussão das produções de Arendt (Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal, Lições sobre a Filosofia Política de Kant, Origens do Totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo, Responsabilidade e Julgamento) e Voegelin (A Nova Ciência da Política, As Religiões Políticas, Hitler e os Alemães) relacionadas à investigação dos fatores (sociais, econômicos, políticos, espirituais, ideológicos) que colaboraram com a insurgência e influência do totalitarismo alemão poderia conceder aos estudantes de Filosofia do EM o conhecimento dos mecanismos, características e intenções do projeto de manipulação ideológica que garante suporte aos regimes totalitários, ofertando assim aos estudantes, por meio de ações didáticas pautadas no exercício de leitura, escrita e fala, ferramentas aptas a habilitá-los a reconhecer esses ingredientes ideologizantes em empreendimentos de manipulação em seu cotidiano, representando, desse modo, uma considerável ferramenta de combate às estratégias ideológicas totalitárias. O presente trabalho está disposto da seguinte forma: uma seção, que leva o título “O Totalitarismo em Hannah Arendt: ideologia, banalidade do mal e incapacidade de julgar”, abordará o surgimento das massas, a base ideológica do totalitarismo alemão, a burocracia como instrumento de manipulação, os traços e consequências do fenômeno da banalidade do mal e a análise dos aspectos que favoreceram tal fenômeno, a incapacidade de pensar e julgar; a seção seguinte, intitulada “A Reflexão Voegeliniana sobre o Totalitarismo: religiões políticas, gnosticismo e pneumopatologia”, apresentará alguns termos introdutivos da filosofia política voegeliniana, discorrerá também acerca das reflexões envolvendo os conceitos de religiões políticas e gnosticismo, indicando a influência de símbolos e ideais das religiões de credo imanentista na insurgência dos movimentos totalitários. Será discutida a pneumopatologia, sua ocorrência em diferentes períodos e contextos históricos, seus efeitos na mentalidade dos seguidores dos movimentos totalitários e, por fim, dar-se-á uma breve comparação entre as ideias de Arendt e as de Voegelin, visando destacar algumas das suas divergências e convergências; por seu turno, a seção posterior, nomeada “Abordando o Totalitarismo em Sala de Aula: vivência e avaliação da aplicação do material produzido”, informará a metodologia e recursos utilizados na aplicação do material, a descrição das atividades e conteúdos trabalhados na implementação, a exibição das respostas desenvolvidas pelos colaboradores da pesquisa (os estudantes de uma turma do EM), e a avaliação do elemento didático textual criado.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHannah Arendtpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEric Voegelinpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEric Voegelinpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
Título: dc.titleREFLEXÕES SOBRE O TOTALITARISMO A PARTIR DE HANNAH ARENDT E ERIC VOEGELIN: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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