Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, MAGNUN LUIZ DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T14:56:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T14:56:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UERN-MagnunOliveira-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644561 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado de uma pesquisa de nível de mestrado profissional, que investigou as possibilidades e desenvolvimentos de didáticas para o ensino de Filosofia no Brasil, sobretudo no contexto do Ensino Médio. Para isso, se propôs a noção de uma didática menor para a Filosofia em interface com um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID de Filosofia da Universidade do Rio Grande do Norte - UFRN: o Consultório Filosófico. Aqui, também se buscou juntar-se à certa investigação já em curso no Brasil, que se situa no esforço de colocar a noção de literatura menor, presente na obra conjunta entre Gilles Deleuze e Félix Guattari, como condutora para pensar essas possibilidades. Assim, este trabalho se distribui em três momentos: o primeiro é a própria delimitação da noção de literatura menor em Deleuze e Guattari; depois, busca investigar as possibilidades de, a partir dessa noção, afirmar outras, como a de uma didática menor para a Filosofia; e, por conseguinte, capturar – falando em linguagem deleuze-guattariana – localizações dessas noções em uma proposta didática para a Filosofia, que é o consultório filosófico do PIBID/UFRN. A Pesquisa-Ação é o parâmetro metodológico escolhido para esta pesquisa, uma vez que, como ficará delineado ao longo do trabalho, são as experiências e o envolvimento do pesquisador em espaços específicos – tais como as formações inicial e continuada para a docência em Filosofia, as práticas em sala de aula, até à supervisão do trabalho de bolsistas licenciandos – que implicaram nas escolhas e recortes dos temas, objetos, problemas abordados e busca de soluções. De uma experiência de anos com o PIBID, tanto na condição de bolsista licenciando, como de professor supervisor, se pôs o desejo e, de certa forma, a necessidade de analisar tal projeto em um trabalho de mestrado a partir de referenciais conceituais e metodológicos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deleuze | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guattari | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | pt_BR |
Título: dc.title | CONSULTÓRIO FILOSÓFICO COMO DIDÁTICA MENOR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UERN-MagnunOliveira-Turma2017-2019.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644561/1/UERN-MagnunOliveira-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: