CONSULTÓRIO FILOSÓFICO COMO DIDÁTICA MENOR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, MAGNUN LUIZ DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T14:56:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T14:56:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUERN-MagnunOliveira-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644561-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar o resultado de uma pesquisa de nível de mestrado profissional, que investigou as possibilidades e desenvolvimentos de didáticas para o ensino de Filosofia no Brasil, sobretudo no contexto do Ensino Médio. Para isso, se propôs a noção de uma didática menor para a Filosofia em interface com um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID de Filosofia da Universidade do Rio Grande do Norte - UFRN: o Consultório Filosófico. Aqui, também se buscou juntar-se à certa investigação já em curso no Brasil, que se situa no esforço de colocar a noção de literatura menor, presente na obra conjunta entre Gilles Deleuze e Félix Guattari, como condutora para pensar essas possibilidades. Assim, este trabalho se distribui em três momentos: o primeiro é a própria delimitação da noção de literatura menor em Deleuze e Guattari; depois, busca investigar as possibilidades de, a partir dessa noção, afirmar outras, como a de uma didática menor para a Filosofia; e, por conseguinte, capturar – falando em linguagem deleuze-guattariana – localizações dessas noções em uma proposta didática para a Filosofia, que é o consultório filosófico do PIBID/UFRN. A Pesquisa-Ação é o parâmetro metodológico escolhido para esta pesquisa, uma vez que, como ficará delineado ao longo do trabalho, são as experiências e o envolvimento do pesquisador em espaços específicos – tais como as formações inicial e continuada para a docência em Filosofia, as práticas em sala de aula, até à supervisão do trabalho de bolsistas licenciandos – que implicaram nas escolhas e recortes dos temas, objetos, problemas abordados e busca de soluções. De uma experiência de anos com o PIBID, tanto na condição de bolsista licenciando, como de professor supervisor, se pôs o desejo e, de certa forma, a necessidade de analisar tal projeto em um trabalho de mestrado a partir de referenciais conceituais e metodológicos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeleuzept_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuattaript_BR
Palavras-chave: dc.subjectPIBIDpt_BR
Título: dc.titleCONSULTÓRIO FILOSÓFICO COMO DIDÁTICA MENORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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