
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, FRANCISCO MARCOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T14:30:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T14:30:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UERN-FranciscoAlves-Turma2017-2019 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644555 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo intitulado “Professor de filosofia como agente de transformação social” tem por objetivo fundamentar a discussão acerca de como o professor de filosofia poderá influenciar na formação política e cidadã dos alunos do Ensino Médio, a partir da concepção de Henri Giroux, versando também sobre as contribuições de Gramsci e Paulo Freire. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Gadelha, no município de Aparecida/PB, localizada no sertão paraibano e após as intervenções foi realizada uma visita a Câmara Municipal da referida cidade. Buscando por elementos que viabilizem a formação de professores mais comprometidos com essa causa e caminhos para o engajamento social sem limitar - se às práticas antigas e tecnicistas que tem prevalecido em nossas escolas. Após a realização de todas as fases desta pesquisa bibliográfica e de campo, com o intuito de demonstrar a importância do professor de filosofia na transformação social dos alunos, pode-se perceber que os objetivos deste estudo foram alcançados, pois devido as intervenções por meio dos textos repassados aos alunos pelo o professor, os alunos compreenderam a importância da filosofia na construção do processo de formação dos mesmos voltado à racionalidade crítica e observadora, estimulando a autonomia e o desenvolvimento social, político e econômico. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Transformação social | pt_BR |
| Título: dc.title | PROFESSOR DE FILOSOFIA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UERN-FranciscoAlves-Turma2017-2019.pdf | 462,29 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644555/1/UERN-FranciscoAlves-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: