FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE PROBLEMA E LEITURA A PARTIR DE DELEUZE E GUATTARRI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS DA SILVA, COSMO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T14:00:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T14:00:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUERN-CosmoSantosSilva-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644553-
Resumo: dc.description.abstractA Filosofia tem muito a contribuir com o desenvolvimento do ser humano, tornando indispensável sua presença no Ensino Médio enquanto instrumento de construção do saber. No entanto, se faz necessário pensar um modo de fazer filosofia que permita o pensar criativo, no qual seja possível despertar o indivíduo para desenvolver uma atitude filosófica. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e do método qualitativo, pautado na pesquisa-ação. Como referencial teórico utilizou-se o texto de Deleuze e Guattari, O que é a Filosofia?, que pensa a Filosofia como exercício criativo do pensamento. Busca-se pautar as aulas de filosofia na metodologia de Silvio Gallo. Esta metodologia se afina com a proposta dos pensadores franceses, que pensam a Filosofia como construção de conceitos. Por isso, a proposta visa tornar as aulas de filosofia em oficinas de conceitos, priorizando a sensibilização, a problematização, a investigação e a produção de conceitos, como forma de suscitar o pensamento criativo dos discentes. Nosso objetivo pautou-se em iniciar o discente na experiência do pensamento, por meio da leitura, compreensão de texto, conexão entre filosofia e vida, e produção de textual. Foram estas as nossas metas alcançadas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceitopt_BR
Título: dc.titleFILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE PROBLEMA E LEITURA A PARTIR DE DELEUZE E GUATTARRIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons