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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BATISTA SOARES JÚNIOR, ANTÔNIO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T13:56:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T13:56:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UERN-AntonioSoares-Turma2017-2019 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644552 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa intitulada “Nietzsche e o ensino de filosofia: uma metodologia para o ensino médio” tem como objetivo elaborar uma metodologia para o ensino de filosofia no ensino médio baseando-se em apontamentos da filosofia de Friedrich Nietzsche em diálogo com outros autores que tratam da temática em questão, trazendo uma discussão sobre uma metodologia filosófica considerada adequada para o ensino filosófico no referido nível de ensino. Pretende-se aplicar a metodologia em aulas de filosofia e, posteriormente, avaliar a mesma, com a finalidade de verificar sua validade para este ensino. Tendo em vista a necessidade de aperfeiçoamento das práticas de ensino de filosofia na perspectiva de melhorar o trabalho filosófico em sala de aula no ato de ensiná-la, almeja-se que a metodologia elaborada propicie uma melhor aprendizagem filosófica dos estudantes do ensino médio. Assim, a partir da perspectiva de Nietzsche e apontamentos de sua filosofia, pergunta-se: qual proposta metodológica pode ser considerada mais adequada para o ensino de filosofia no nível médio, que possa na prática deste ensino, despertar nos alunos uma atitude crítica em relação ao mundo e faça deles pessoas autônomas para a prática do pensar, para a construção de si mesmo e para a melhoria do ensino da filosofia no nível médio brasileiro? A discussão proposta neste trabalho dá-se em torno de apresentar as críticas de Nietzsche ao sistema de ensino na educação alemã de seu tempo, trazendo aspectos relevantes de seu pensamento para se refletir sobre o ensino da filosofia no cenário do nível médio brasileiro, seguindo-se da apresentação de apontamentos da filosofia nietzschiana para a construção de uma metodologia de ensino filosófico, direcionando-se logo em seguida da apresentação dos aspectos descritivos que correspondem ao processo de aplicação e avaliação dos resultados obtidos da metodologia desenvolvida. A pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza qualitativa e tem como metodologia escolhida para a avaliação empírica da metodologia de ensino a pesquisa-ação. A partir da interpretação dos apontamentos nietzschianos dos movimentos da genealogia e autossuperação de si construiu-se a metodologia de ensino em quatro passos: exposição temática e problemática; investigação interpretativa conceitual; problematização argumentativa; e, produção filosófica. A metodologia elaborada, aplicada e avaliada trouxe resultados positivos em sua aplicação prática e aprendizagem filosófica. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Nietzsche | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática filosófica | pt_BR |
| Título: dc.title | NIETZSCHE E O ENSINO DE FILOSOFIA: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UERN-AntonioSoares-Turma2017-2019.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644552/2/UERN-AntonioSoares-Turma2017-2019.pdfDownload |
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