NIETZSCHE E O ENSINO DE FILOSOFIA: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBATISTA SOARES JÚNIOR, ANTÔNIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T13:56:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T13:56:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUERN-AntonioSoares-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644552-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa intitulada “Nietzsche e o ensino de filosofia: uma metodologia para o ensino médio” tem como objetivo elaborar uma metodologia para o ensino de filosofia no ensino médio baseando-se em apontamentos da filosofia de Friedrich Nietzsche em diálogo com outros autores que tratam da temática em questão, trazendo uma discussão sobre uma metodologia filosófica considerada adequada para o ensino filosófico no referido nível de ensino. Pretende-se aplicar a metodologia em aulas de filosofia e, posteriormente, avaliar a mesma, com a finalidade de verificar sua validade para este ensino. Tendo em vista a necessidade de aperfeiçoamento das práticas de ensino de filosofia na perspectiva de melhorar o trabalho filosófico em sala de aula no ato de ensiná-la, almeja-se que a metodologia elaborada propicie uma melhor aprendizagem filosófica dos estudantes do ensino médio. Assim, a partir da perspectiva de Nietzsche e apontamentos de sua filosofia, pergunta-se: qual proposta metodológica pode ser considerada mais adequada para o ensino de filosofia no nível médio, que possa na prática deste ensino, despertar nos alunos uma atitude crítica em relação ao mundo e faça deles pessoas autônomas para a prática do pensar, para a construção de si mesmo e para a melhoria do ensino da filosofia no nível médio brasileiro? A discussão proposta neste trabalho dá-se em torno de apresentar as críticas de Nietzsche ao sistema de ensino na educação alemã de seu tempo, trazendo aspectos relevantes de seu pensamento para se refletir sobre o ensino da filosofia no cenário do nível médio brasileiro, seguindo-se da apresentação de apontamentos da filosofia nietzschiana para a construção de uma metodologia de ensino filosófico, direcionando-se logo em seguida da apresentação dos aspectos descritivos que correspondem ao processo de aplicação e avaliação dos resultados obtidos da metodologia desenvolvida. A pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza qualitativa e tem como metodologia escolhida para a avaliação empírica da metodologia de ensino a pesquisa-ação. A partir da interpretação dos apontamentos nietzschianos dos movimentos da genealogia e autossuperação de si construiu-se a metodologia de ensino em quatro passos: exposição temática e problemática; investigação interpretativa conceitual; problematização argumentativa; e, produção filosófica. A metodologia elaborada, aplicada e avaliada trouxe resultados positivos em sua aplicação prática e aprendizagem filosófica.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectNietzschept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática filosóficapt_BR
Título: dc.titleNIETZSCHE E O ENSINO DE FILOSOFIA: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons