A ÉTICA E A POLÍTICA EM G. H. MEAD EXPERIENCIADAS NO ENSINO DE FILOSOFIA: A INTERSUBJETIVIDADE, A REFLEXIVIDADE NA POLITIZAÇÃO DO SUJEITO E CONSTITUIÇÃO DO SELF

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSARAIVA DANTAS, ASENATE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T12:41:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T12:41:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUERN-AsenateDantas-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644550-
Resumo: dc.description.abstractEssa proposição dissertativa objetiva promover uma interação entre os indivíduos e suas respectivas ações, numa dialogia teórico-metodológica do interacionismo simbólico na perspectiva do filósofo George Herbert Mead, articulando suas bases epistemológicas sobre ética e política, dentro do campo da teoria e da prática pedagógica do ensino de filosofia. Apresentando como problemática: Os conceitos de ética e de política, na filosofia de Mead, podem fornecer subsídios para a resolução dos problemas na comunidade local, na escola, e contribuir para a construção de um projeto de vida? A ação educativa foi executada na Escola Estadual João Alencar de Medeiros, na cidade de Ipueira/RN, onde observou-se alguns problemas filosóficos vivenciados no ambiente escolar como por exemplo: crises identitárias, desequilíbrios familiares, descontrole do uso das mídias sociais, falta de reconhecimento social, baixa autoestima e, por fim, as exigências sociais mercadológicas e de consumo, onde os aspectos do “ter” se sobrepõem sobre o Ser, esses fatores foram essenciais para desencadear essa pesquisa. O interacionismo simbólico serviu de base epistemológica, por entender que são nas relações em sociedade que se constroem os alicerces sociais e estes, por sua vez, surgem a partir das interações, através da linguagem e experiências necessárias ao convívio em sociedade, favorecendo um experienciar mais dinâmico e expressivo a todos aqueles que se dispõem a interagir. Os subsídios teórico-metodológicos ancoram-se nas ideias do norte-americano George Herbert Mead, especialmente na obra Mente, Self e Sociedade (2010), e dialoga, sempre que necessário, com Philipp (1996), Casagrande (2012), Silva (2009) e Medeiros (2008; 2010; 2016), dentre outros comentadores. Foram propostos 04 (quatro) eixos de categorias analíticas: ética, política, experiência filosófica e educação, esses princípios nortearam a reflexividade dos sujeitos, valorizando suas experiências e vivências diárias, buscando a constituição de uma ética e resolução de problemas. O exercício do filosofar, com base no pensamento meadiano ético e político, desenvolverá a aplicabilidade de um método de pensar intersubjetivo oriundo da reflexividade de cada sujeito, almejando uma formação que o conduzirá à politização, à constituição do self e à elaboração filosófica de um projeto de vida pessoal e social. Assim, percebe-se que o pensamento filosófico meadiano tornou-se primordial para analisar a importância da intersubjetividade na formação do sujeito ético/político e sua efetivação no ensino de filosofia, buscando contribuir significativamente na eficácia e sua prática pedagógica.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectÉtica. Política. Ensino de Filosofia. Projeto de Vida.pt_BR
Título: dc.titleA ÉTICA E A POLÍTICA EM G. H. MEAD EXPERIENCIADAS NO ENSINO DE FILOSOFIA: A INTERSUBJETIVIDADE, A REFLEXIVIDADE NA POLITIZAÇÃO DO SUJEITO E CONSTITUIÇÃO DO SELFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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