A EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO SOCIAL DO SUJEITO E O INTERACIONISMO SIMBÓLICO EM G. H. MEAD: contribuições para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, JOSÉ GILLIARD SANTOS DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T14:50:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T14:50:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUERN-JoseGilliard-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644515-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho intitulado “A experiência na formação social do sujeito e o interacionismo simbólico em G. H. Mead: contribuições para o ensino de filosofia no ensino médio”, tem como objeto de estudo a análise das bases epistemológicas e conceituais do Interacionismo Simbólico no pensamento filosófico de George Herbert Mead e suas contribuições para o ensino de Filosofia no Ensino Médio. Busca-se analisar no contexto do interacionismo simbólico, a importância da experiência e da formação social do sujeito, com base nas ideias de George Herbert Mead e, sempre que possível, estabelecer um diálogo com o Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, articulada à uma ação educativa realizada na Escola Estadual Joaquim José de Medeiros, no município de Cruzeta/RN, localizada no sertão do Seridó. A pesquisa consiste em desenvolver, aplicar e avaliar uma metodologia de ensino de filosofia na escola pública, orientada numa perspectiva de identificação, problematização e busca por soluções de problemas com base em estudos da tradição filosófica e sua devida contextualização. A filosofia seria uma espécie de mediadora e guia, entre as diferentes formas de conhecimentos presente nas vidas dos estudantes, e teria o papel fundamental de organizar e articular criticamente, de acordo com seu contexto e necessidades, as diversas nuances dos saberes. As bases epistemológicas da pesquisa foi a Teoria do interacionismo simbólico, tais subsídios teórico-metodológicos ancoram-se nas ideias do filósofo norte-americano George Herbert Mead (1972, 1992, 2002), Herbert Blumer (1980), e dialoga, sempre que necessário, com Habermas (1982, 1989, 2000, 2002, 2006b, 2012), Radl- Phillipp (1991, 1996, 1998, 2014), Joas (1999), Casagrande (2012), Dalbosco (2010, 2017) e Medeiros (2008, 2010, 2016), entre os outros. A relevância da pesquisa, justifica-se, inicialmente, pelo fato de ser a primeira experiência prática de ensino, no Brasil, baseada no interacionismo simbólico de George Herbert Mead e suas contribuições para compreender a sociedade contemporânea; em segundo lugar, pela necessidade de se construir alternativas contra-hegemônicas de ensino, valorizando as experiências dos sujeitos, suas vivências diárias, buscando a constituição de uma ética e resolução de problemas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectExperiência no Ensino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteracionismo Simbólicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Social do Sujeitopt_BR
Título: dc.titleA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO SOCIAL DO SUJEITO E O INTERACIONISMO SIMBÓLICO EM G. H. MEAD: contribuições para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons