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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, JACKISLANDY MEIRA DE MEDEIROS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T14:43:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T14:43:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UERN-JackislandyMeira-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644514 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A escola é o ambiente por excelência da sociedade organizada, na qual é possível reunir uma parcela significativa de sujeitos dispostos a passar por longos momentos de suas vidas juntos. A proposta aqui é fazer isso estabelecendo o encontro entre os indivíduos e sua relação com a filosofia assentada nas dimensões da alteridade e da socialidade. Nossa pesquisa pretende identificar, pela observação dos conteúdos dos textos, a partir dos pontos de vista dos alunos e dos seus conhecimentos prévios, um movimento de aproximação e distanciamento como forma de afirmar um “aprendizado de distâncias”. Essa identificação parte da interação com a filosofia da alteridade em Levinas, atrelada ao entendimento de reconhecimento em Axel Honneth, sob a perspectiva de analisar a maneira como os alunos do ensino médio percebem essas questões por meio da ideia do feminino. A partir dessa análise, pauta-se, no decorrer de todo o trabalho, a possibilidade de um ensino em filosofia marcado pela exigência ética de responsabilidade pelo Outro, quando este nos interpela pelo encontro perturbador de sua vulnerabilidade, tal como nos ensina Levinas. Quando este age na função de parceiro da interação social, garantindo e legitimando a intersubjetividade, o reconhecimento individual se desenvolve e se realiza na família, na conquista de direitos e na estima social, tal como ensina Honneth. A tentativa desse trabalho também é de articular a produção de textos dos alunos sobre a abordagem do feminino na escola, com uma pauta de ensino reflexivo ancorado no respeito às individualidades, no reconhecimento do Outro e de suas debilidades sociais, buscando desconstruir um modelo de ensino centrado no saber técnico-científico e no fluxo racional do poder do Mesmo pela redução do Outro. Para tanto, segue-se o caminho metodológico de tipo qualitativo de abordagem fenomenológica para chegar aos objetivos pretendidos que são: analisar a concepção de alteridade em Levinas; retomar o conceito de reconhecimento em Honneth; trabalhar conteúdos com os alunos a respeito da alteridade e o reconhecimento a partir da perspectiva filosófica; analisar, contudo, a visão dos alunos sobre a alteridade e o seu reconhecimento, levando em consideração o aprendizado de conteúdos de filosofia relacionados a essas temáticas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alteridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reconhecimento | pt_BR |
Título: dc.title | FILOSOFIA E ALTERIDADE: EXPERIÊNCIAS COM O RECONHECIMENTO EM SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UERN-JackislandyMeira-Turma2017-2019.pdf | 3,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644514/1/UERN-JackislandyMeira-Turma2017-2019.pdfDownload |
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