O ESTUDO DA METODOLOGIA ELÊNTICA DOS DIÁLOGOS PLATÔNICOS E A ARGUMENTAÇÃO CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDE MEDEIROS COSTA, IZANETE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T14:38:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T14:38:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUERN-IzaneteCosta-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644513-
Resumo: dc.description.abstractA metodologia elêntica consiste em um procedimento dialético empregado por Sócrates e explorado em vários diálogos platônicos, onde Sócrates elaborava perguntas sobre a definição de um determinado conceito e os seus interlocutores ofereciam respostas que eram submetidas à prova para constatação de sua veracidade ou falsidade. A finalidade dessa metodologia é verificar, mediante o diálogo, a coerência das afirmações dos participantes, de modo a refinar as respostas dadas. Assim, a metodologia elêntica representava uma possibilidade de aprimoramento da prática argumentativa dos participantes do debate. Com isso, as possibilidades de conhecimento eram ampliadas, uma vez que as falsas ideias eram refutadas mediante o diálogo. Nesse estudo defende-se a tese de que o estudo da metodologia elêntica junto aos alunos do Ensino Médio poderá promover uma melhoria da prática argumentativa desse grupo. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. A abordagem foi o estudo de caso. Realizou-se um estudo da metodologia elêntica por meio da leitura de diálogos platônicos com o intuito de compreender a sua estrutura e desenvolvimento. Os resultados demonstram melhoria da argumentação por parte das alunas pesquisadas. O estudo as auxiliou na construção de argumentos autênticos, coerentes, válidos e sólidos. Além disso, a partir do estudo do elenchos socráticos, desenvolveram habilidades para definir conceitos filosóficos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlatãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiálogos socráticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectElenchospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArgumentaçãopt_BR
Título: dc.titleO ESTUDO DA METODOLOGIA ELÊNTICA DOS DIÁLOGOS PLATÔNICOS E A ARGUMENTAÇÃO CRÍTICA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons