Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DE MEDEIROS COSTA, IZANETE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T14:38:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T14:38:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UERN-IzaneteCosta-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644513 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A metodologia elêntica consiste em um procedimento dialético empregado por Sócrates e explorado em vários diálogos platônicos, onde Sócrates elaborava perguntas sobre a definição de um determinado conceito e os seus interlocutores ofereciam respostas que eram submetidas à prova para constatação de sua veracidade ou falsidade. A finalidade dessa metodologia é verificar, mediante o diálogo, a coerência das afirmações dos participantes, de modo a refinar as respostas dadas. Assim, a metodologia elêntica representava uma possibilidade de aprimoramento da prática argumentativa dos participantes do debate. Com isso, as possibilidades de conhecimento eram ampliadas, uma vez que as falsas ideias eram refutadas mediante o diálogo. Nesse estudo defende-se a tese de que o estudo da metodologia elêntica junto aos alunos do Ensino Médio poderá promover uma melhoria da prática argumentativa desse grupo. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. A abordagem foi o estudo de caso. Realizou-se um estudo da metodologia elêntica por meio da leitura de diálogos platônicos com o intuito de compreender a sua estrutura e desenvolvimento. Os resultados demonstram melhoria da argumentação por parte das alunas pesquisadas. O estudo as auxiliou na construção de argumentos autênticos, coerentes, válidos e sólidos. Além disso, a partir do estudo do elenchos socráticos, desenvolveram habilidades para definir conceitos filosóficos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Platão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogos socráticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Elenchos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | pt_BR |
Título: dc.title | O ESTUDO DA METODOLOGIA ELÊNTICA DOS DIÁLOGOS PLATÔNICOS E A ARGUMENTAÇÃO CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UERN-IzaneteCosta-Turma2017-2019.pdf | 2,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644513/2/UERN-IzaneteCosta-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons